sexta-feira, 1 de maio de 2020

OS LEÕES GUARDADORES DAS CASAS

Era moda colocar na entrada das casas a figura de um casal de leões, pois representavam o Poder e a Força”, serviam para “guardar a casa” com o seu ar poderoso, sendo muito difundido o seu uso na China. Poderemos encontrá-los na entrada de muitas casas ao redor do mundo, inclusive aqui na cidade de Manaus.
Segundo os historiados, o leão é oriundo da índia e da África, devido ser um animal dotado de um caráter feroz e imagem poderosa. Na escultura, foi atribuída à missão da defesa, com o macho e a fêmea aos dois lados das portas dos palácios, templos e mansões. Geralmente são esculpidos na posição sentados, com a boca aberta e o peito avançado, dando um ar assustador, expressando o seu espírito de rei dos animais.
Na foto colagem acima, poderemos observar alguns prédios de Manaus onde se encontram os famosos leões guardadores das casas:
• Prédio do Conselho Federal de Química, na Rua Saldanha Marinho;
• Colégio Estadual Barão do Rio Branco, na Avenida Joaquim Nabuco;
• Prédio de uma clínica odontológica (um leão sumiu), na Avenida Joaquim Nabuco, próximo a Rua Lauro Cavalcante;
• Prédio da Clínica Samel, na Avenida Joaquim Nabuco;
• Entrada da Loja Dinâmica, na Avenida Darcy Vargas.
Apesar do proprietário da Loja Dinâmica ter colocados dois blocos de granito em forma de leões, a intenção foi estética, longe de servir para guardar o seu estabelecimento, pois, nos dias atuais o leão não assusta mais ninguém, deveremos, sim, ter muito medo é do “bicho homem”, o maior predador de todas as espécies.
Sem contar com o medo das mordidas do Leão do Imposto de Renda. Por falara nisso, vamos aproveitar o tempo ocioso e procurar um profissional do ramo para se acertar com a RF e domar o LEÃO!
Recentemente passei no Beco da Indústria (dizem que lá existia uma fábrica de cachaça, agora somente de fazer neném), no bairro de Aparecida, para minha surpresa lá existe uma casa secular onde estão dois imensos leões guardando esta residência.
É isso ai.

Nenhum comentário: