terça-feira, 12 de maio de 2020

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA



Foi inaugurado oficialmente em 1903 pelo então prefeito Adolpho Lisboa, porém existem registros de sepultamentos desde 1891. Localizando-se na Avenida Álvaro Maia com a Praça Chile. Possui vinte e cinco quadras e com 10 mil metros quadrados, com enterros somente para jazigos perpétuos.

Foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas em 1988, pelos seguintes motivos: suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas e pintura marmorizada.

Depois de mais de um século sem uma intervenção séria, recebeu em 2008 uma restauração e revitalização, pois estava sem manutenção fazia décadas, com a situação alarmante.

Foram restaurados os dois portões de ferro, as grades que servem de muro e a reforma da capela, além dos espaços do entorno do cemitério.

Em 1983 por está completamente lotado, com quase vinte mil sepulturas, todos os enterros foram direcionados ao Cemitério Parque Tarumã, ficando apenas para os jazigos perpétuos.

Parte dele abriga o Cemitério Israelita, bem diferente dos católicos, pois os judeus não aceitam velas, flores ou qualquer tipo de suntuosidade nas sepulturas. Tudo é simples e respeitoso.

Esse campo santo é pura história da nossa cidade. Sempre no Dia dos Finados faço uma visita para tirar fotos e acender velas para os meus antepassados.