domingo, 10 de maio de 2020

FELIZ DIA DAS MÃES!


Um dia festivo para muitos filhos e um pouco triste para alguns, estou no segundo caso, pois a minha mãezinha não está mais neste plano material, mesmo assim faço questão em homenagear a todos a mães do nosso planetinha.
Este dia era comemorado na Grécia antiga, na entrada da primavera, com festejos em honra a Reia, a Mães dos Deuses. Poderemos comemorar o dia da Manaós, a Mães dos Deuses dos nossos ancestrais.
No Brasil, este dia foi oficializado em 1932, pelo então presidente Getúlio Vargas e, 1947, o Dom Jaime de Barros Câmara (Cardeal do Rio Janeiro), determinou que esta data fizesse parte também no calendário da igreja católica.
A comemoração é sempre no segundo domingo de Maio, sendo uma data em que existe um forte apelo comercial, movimentando muito a economia nacional.
Sabemos que o ato de dar um presente é uma forma de agradecimento e, claro que toda mãe gosta de receber um presente. Coisa linda é ver aquele rostinho feliz, com os olhos brilhantes da mãezinha ao receber o seu presente e, ouvir do seu filho “Mãe, eu te amo muito!”.
Por falar em presentes, antigamente, os presentes eram os seguintes:
Jogo de panelas “Panex”, bobs, sandálias, toalhas de banho, batas, colônias, joias, relógios, moveis, fogões, geladeiras, televisão, maquina de escrever, corpetes, anáguas, espartilhos, meias, saias plissadas, casacos, luvas, leques, óculos, livros, terços, véus, imagens de santos, chapéus, discos de vinil, flores naturais, porta-cédulas, porta-retratos etc.
As mães modernas, por outro lado, gostam de receber o seguinte: celulares de última geração, caixa de som com Bluetooth, roupa de última geração para ginástica, conjunto de pesos para musculação feminina, tênis dos bons, relógio com cronômetro e que mede pulsação, óculos de Sol Rayban, televisão Smart, Chapinha para cabelos, tratamentos estéticos, perfumes caros etc.
No momento atual tudo será virtual, com mensagens pelas mídias sociais. Não haverá aquela churrascada. Nada de presentes. Nem beijos e abraços.
Toda dia é dia da nossa mãezinha, todo santo dia, lembro com saudades da minha. Sua benção, minha mãe! Feliz dia das Mães

Nenhum comentário: