segunda-feira, 31 de maio de 2010

BORBA, AMAZONAS - FESTEJOS EM HOMENAGEM A SANTO ANTONIO

A Cidade de Borba, interior do Estado do Amazonas, distante 155 km da capital, com uma população de 33 mil habitantes, realiza no período de 1º a 13 de junho, a tradicional festa religiosa em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio, cujos restos mortais podem ser vistos na Basílica.

Essa festa já é considerada uma das maiores festas religiosas do Estado do Amazonas, atraindo milhares de romeiros todos os anos, este ano são esperadas cerca de 40 mil pessoas.

A programação terá o ápice no dia 13  com a Procissão de Santo Antonio – durante os treze dias haverá a trezena, missas, arraial, casamentos, batismos, além de uma variada programação cultural, com a famosa Alvorada e eventos musicais no Balneário do Lira e no Centro de Eventos Braúlio Motta.

Um outro momento muito emocionante é a Canoa de Entrada - é uma procissão fluvial, onde os fiéis acompanham a transladação da imagem do santo e do relicário (contém parte da pele dele), esses objetos são trazidos da comunidade de Acará (onde o santo apareceu pela primeira vez) até a sede de Borba; ao anoitecer os fiéis soltam no Rio Madeira cuias com cascas de laranja e iluminadas com velas, é  um esplendor de luzes.

A festa é considerada pelos borbenses como um segundo natal: a cidade vira um mercado a céu aberto, com centenas de barracas de roupas, bugigangas, comidas típicas, bebidas, artesanatos etc. Todos os moradores fazem questão de comprar um roupa nova para o evento, as casas são pintadas, a economia da cidade cresce assustadoramente, todos ganham com o evento.

Vale ressaltar o trabalho do artista plástico Marius Bell – foi o responsável pela construção da estátua de Santo Antonio de Borba, com 13metros de altura.

Viva Santo Antonio de Borba! Viva! É isso ai!

Fonte: Internet e Jornal A Crítica.

2 comentários:

Unknown disse...

adorei sobre o q postou d minha cidade borba mais bem q poderia falar tbm do carnaval e do reveillon.
bjos

ellen pontes disse...

gostaria muito de conhecer e fazer amizade com pessoas de borba pois meu pai foi professor e medico nesta linda cidade quando eu ainda era um bebe... quem quiser me conhecer e so meu add no face ellenpontes18@hotmail.com ou no msn ou no skype ellenpontes18 agradeço desde ja por todos que quiserem ser meus amigos.