sábado, 1 de maio de 2010

AVENIDA GETÚLIO VARGAS

Posted by Picasa


Fica localizada no centro de Manaus, com início na Rua Tarumã e rmino na Rua Floriano Peixoto, é considerada uma das mais bonitas da cidade.



Apesar da cidade de Manaus ser um pingo no “oceano” de mata da Amazônia, não é considerada uma cidade muita arborizada, o que é muito lamentável, refletindo a falta de sensibilidade dos administradores públicos para com o meio ambiente.


Esta avenida, contrastando com as demais, possui o privilégio de esbanjar verde em toda a sua extensão. Foi feito um estudo pelos técnicos da Prefeitura de Manaus, sobre o efeito da arborização no clima da cidade, foi constatado que há uma diminuição em torno de dois graus centígrados, inclusive beneficiando a Avenida Joaquim Nabuco.


O canteiro central foi, recentemente, totalmente reformado, foram colocados ladrilhos hidráulicos e uma iluminação especial em todas as árvores (prejudicando o sono dos passarinhos!) – muitos jovens e estudantes gostam de ficar sentados nos canteiros ao redor das árvores.


Esta Avenida é a principal via de passagem dos milhares de ônibus, no sentido centro/bairros; apesar das toneladas de gás carbônico jogados pelas descargas dos veículos, o impacto é minimizado pelas dezenas de árvores do local.


Ainda muito jovem foi morar nesta avenida, na Vila Paraíso, ainda estão na minha memória os bailes do Sheik Clube e Bancrevia; os Bares Alex e Garfo de Ouro; os cinemas Polytheama e Guarany; as brincadeiras de patinetes; a boate Porão;o prédio da Cantel, a primeira empresa de telecomunicação de Manaus; o Tacacá da Dona Hilda; da Escola de Samba Unidos da Getúlio; da Escola Preparatória Dinâmico, do Nestor Nascimento e das peladas na quadra do Colégio Estadual.


Nesta avenida mora o ilustre Armando Soares, proprietário do Bar do Armando; morou por lá o mais famoso Delegado de polícia de Manaus, chamado de Delegado do Diabo; encontramos o Bar Cinco Estrelas, do Charlie Stones; a Glacial, a melhor sorveteria de Manaus; a Policlínica Gilberto Mestrinho; vários restaurantes, com especial atenção ao Scarola, devorei uma parte do peixe mostrado na colagem; encontramos diversas cyber café e lan houses; pela proximidade do Largo de São Sebastião, existem diversos hotéis e agências de viagens; o SESI levantando a saúde para todos; lojas de confecções; lotéricas; lojas de fitness, enfim, encontramos de tudo, inclusive a noite é muita concorrida pelas “bibas”e “primas” da terra.


Viva a nossa Avenida Getúlio Vargas! Viva!

Fotos/Colagem: J Martins Rocha (clique para visualizar melhor).

Nenhum comentário: