domingo, 10 de outubro de 2010

SECÃO DE VARIEDADES

Tem aquele famoso ditado popular: “Quando não é oito é oitenta”, ou seja, são os extremos máximos que estão acontecendo nos nossos rios, com cheias cada vez maiores e vazantes enormes, seis meses alagando tudo e seis meses com uma seca cruel.

Dei uma passada na “beira do rio”, um lugar conhecido por “Manaus Moderna”, no centro antigo de Manaus, aparece uma longa e extensa praia, com centenas de barcos ancorados bem longe da rua principal, tornando um sufoco o processo de carga e descarga de pessoas e mercadorias.

Os donos de embarcações, que fazem linha para o interior estão amargando inúmeros prejuízos materiais e financeiros, em decorrência dos bancos de areia que aparecem no trajeto, além de troncos e pedras, ocasionando um maior tempo de viagem.

Segundo os técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CRPM), a seca avança na região do Alto Solimões, principalmente no município de Tabatinga (1.108 km de Manaus) e o rio começa a subir no Juruá, próximo a Eirunepé (1.160 km de Manaus) – existe a previsão para chover nas cabeceiras dos rios, na segunda quinzena de Outubro, ficando somente o Baixo Amazonas com seca em Novembro.

------------------------------------------------------

Hoje, segundo domingo de Outubro acontece o Sírio de Nazaré, a maior festa religiosa do Brasil, em Belém do Pará.

O Sírio (vela grande) de Nazaré consegue atrair uma enormidade de pessoas, em torno de dois milhões, esta comemoração religiosa é considerada como o “Natal dos Paraenses”, as pessoas vestem roupas novas, as famílias fazem um almoço especial, com belos pratos de “Pato no Tucupi” e “Maniçoba”, as ruas ficam enfeitadas, as pessoas que fazem promessas seguram uma enorme corda, com o trajeto final na Basílica de Nazaré, no centro antigo.

Este evento é muito bonito e milhares de fiéis e turistas de todas as partes do Brasil e do mundo participam das comemorações.

------------------------------------------------------

No dia 12 de Outubro será comemorado do dia da “Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Aparecida”, titulo católico à Virgem Maria, mãe de Jesus de Nazaré.

Tornou-se a nossa padroeira (dos católicos), com feriado nacional, apesar de o Brasil ser um país laico (leigo, neutro) – o seu santuário localiza-se em na cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo.

Foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira oficial em 16 de Junho de 1930, por decreto do Papa Pio XI -, pela Lei nº 6.802 de 30 de Junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de Outubro, dedicando este dia a devoção.

------------------------------------------------------

No feriado será também comemorado “O Dia das Crianças” – com relação aos brinquedos, demonstra quanto os curumins atuais mudaram as suas preferências de brincadeiras, levando-se em consideração com as crianças de três décadas atrás. São a chamada geração “hi-tech”, que adoram equipamentos de alta tecnologia -, praticamente, acabaram as brincadeiras de ruas.

Os meus filhos foram criados em condomínio fechado, porém, curtiram muito os velocípedes, patinetes, jogo de futebol e brincadeiras, isto criou um circulo de amizade muito forte com os seus colegas – ao contrário das crianças atuais, que adoram os “games” e ficam horas e horas em frente a uma TV ou “Notebook”, isoladas do “mundo”, sem contato com os coleguinhas. Para ser ter uma ideia, a minha netinha de treze meses, adora um aparelhinho tipo um controle remoto, cada botão toca um som ou musica diferente!

Até hoje ainda me reúno com os meus queridos colegas de rua, fizemos uma amizade sólida, nutrimos um grande respeito e admiração – entendo que a minha cidade de Manaus era pequena, com pouca violência -, agora, tudo mudou! Os parâmetros de felicidade são outros para curumins atuais!

------------------------------------------------------

Coisas da politica Baré – os eleitores amazonenses tiraram do legislativo federal um legitimo caboclo, o Senador Artur Virgílio Neto, o mais influente Senador da República.

No seu lugar, foi guindado a Vanessa Grazziotin, natural de Santa Catarina, os outros dois lugares são representados pelo Eduardo Braga, natural de Belém do Pará e Alfredo Nascimento, importado do Rio Grande do Norte, além de termos eleito o Omar Aziz, um paulista para o cargo de Governador do Estado. Será que fomos incompetentes ou não sabemos votar? Somos muito competentes, sim, senhor, o problema maior é que a maior parte dos eleitores amazonenses ainda não possuem a plena capacidade intelectual para votar, são presas fáceis para os que estão no poder e dos poderosos.

É isso ai.

Nenhum comentário: