segunda-feira, 18 de outubro de 2010

AS RUÍNAS DE PARICATUBA




Localiza-se na Vila de Paricatuba, no município de Iranduba, bem próximo a Manaus, com apenas 40 minutos, via terrestre pela AM-070 (Estrada Manoel urbano).

A construção teve inicio em 1898, a cargo do governo do Estado do Amazonas, para servir como uma grande hospedaria para imigrantes italianos que viriam da Itália para trabalhar no nosso Estado - era um prédio suntuoso e imponente, era um luxo e sofisticação, com janelas em estilo colonial, vasos de louça inglesa e tijolos e vigas portugueses de alta durabilidade.

Segundo a Dona Rosângela Barbosa, moradora e uma das lideranças do lugar: “Era uma construção que foi feita para durar a vida toda. Todas as paredes internas eram revestidas com azulejos, os assoalhos eram de pinho, as calhas eram de cobre, as descargas de ferro, o material era muito caro e de ótima qualidade, foi tudo jogado fora, um grande desperdício do dinheiro público”.

No governo do Constantino Nery, em 1900, foi oferecida para a instalação de uma obra educacional. Em 1904/5 Os espiritanos franceses montaram uma escola agrícola e profissionalizante, não vingou.

O marco histórico foi em 1906, com a criação do Instituto Afonso Pena, contou a presença do Dr. Afonso Pena, presidente do Brasil.

Por volta de 1924/25 foi criado a Profilaxia Rural do Amazonas, para a instalação de um leprosário, foram transferidos em 1930 e, em 1962 foi desativado e os doentes foram para a Colônia Antonio Aleixo, em Manaus.

Em 1970 foi instalada a Missão Pistoia, com missionários italianos liderados pelo Padre Humberto Guidotti, eles reconstruíram parte do prédio, depois, ficou abandonado e virou ruínas.

O Gasoduto Coari-Manaus estava projetado para passar por lá, houve um grande movimento para desviarem o traçado, como forma de compensação a Petrobrás iria recuperar o prédio, nada foi feito, continua em ruínas.

Os braços dos Apuizeiros é que sustentam as paredes das ruínas, os jovens utilizam o local para jogar futebol de salão – os turistas ficam fascinados pelo que restou.

Imaginem os senhores se o prédio tivesse sido poupado da destruição, seria uma beleza! Infelizmente, esta obra fantástica está mercê da floresta amazônica!

2 comentários:

FRANCISCO GIRÃO disse...

Parabéns pela iniciativa. Sou apaixonado pela História e Geografia dos lugares, principalmente na Amazônia e Nordeste. Conheço bem a localidade e alguns moradores de Paricatuba, porém, a Vila tem apresentado atualmente um aspecto de abandono total. Pode ser observado no banheiro público deteriorado, resíduos sólidos (lixo) acumulados no chão dos canteiros, veículos automotores trafegando no acesso a escadaria, local estritamente dos pedrestes, bem como, o incêndio que destruiu totalmente o sistema de trilha da Comunidade. A impressão que tenho como visitante é que a Comunidade transformou-se em ruínas.
FRANCISCO GIRÃO – Geógrafo

Anônimo disse...

Eu estive la hoje dia 21/04 dia de tirandentes. O lugar d fato é fantastico.