sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Moacyr Andrade é homenageado no livro "Moacyr de todas as cores", de Ellza Souza

Evento acontecerá na sede do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, sábado, dia 23/10, às 10h00

"Moacyr de Todas as Cores" é leitura obrigatória para todos os que desejarem conhecer aspectos relevantes da cultura amazônica.

O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas – IGHA, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Cultura, realizará no dia 23/10, sábado, às 10h00, o lançamento do livro "Moacyr de Todas as Cores", da jornalista e roteirista Ellza Souza, que mergulhou profundamente na obra do pintor, professor e intelectual amazonense, conhecido nacional e internacionalmente, uma referencia em se tratando de cultura amazônica.

Aberto ao público, o evento acontecerá no auditório do IGHA, localizado na Rua Bernardo Ramos, nº 117/131, no Centro Histórico de Manaus, com a presença da autora, além de autoridades governamentais, membros das academias, pesquisadores, universitários e estudantes dos níveis superior e médio.

Concebido a partir de um roteiro cinematográfico, o livro "Moacyr de Todas as Cores" resgata as fotografias, desenhos e histórias descobertas pela autora no extenso acervo do pintor Moacir Andrade; e reproduz as longas conversas que manteve com o artista, transformadas em texto para o prazer dos leitores.

Amigos de Moacir, como o jornalista Arlindo Porto, o fotógrafo Hamilton Salgado e o cantor Estevam Santos - já falecido -, contribuíram para a consolidação do trabalho, por meio de minuciosos, inteligentes e bem humorados relatos.

Segundo Ellza, a idéia de homenagear o artista com um livro surgiu quando, em certa oportunidade, perguntou a um jovem amazonense se ele conhecia Moacir Andrade.

"A resposta negativa fez-me acender intimamente uma "lanterninha de inquietação" e, com a ajuda de Moacir, resolvi lançar-me a este desafio. Entre recortes e fotos descobri detalhes, dados que acrescentam a tudo que se conhece sobre ele", disse a autora.

Na publicação, Ellza Souza conta interessantes episódios da vida do pintor e intelectual caboclo, reúne belos desenhos e farto material fotográfico; finalizando com uma mostra das obras de Moacir, com direito à uma "brincadeira de adivinhação", na penúltima página, cujo prêmio é a satisfação de visitar todas as recantos do livro.

"Incluo no livro uma relação de suas telas encontradas nos velhos catálogos. Como são muitas, mais de quatro mil, e estão espalhadas pelo mundo afora, espero que outros continuem a pesquisa", finalizou Ellza Souza.

O livro "Moacyr de Todas as Cores" é leitura obrigatória para todos os que desejarem conhecer aspectos relevantes da cultura amazônica, por meio das fascinantes experiências de Moacir Andrade, um de seus mais ilustres representantes.

• Ellza Souza – autora de "Moacyr de todas as cores"

Ellza Souza é jornalista e roteirista formada pela UFAM. Nasceu à beira do rio Negro, na rua Boa Vista do bairro de São Raimundo, Participou do concurso "Mário Ypiranga Monteiro/2007 - Conheça seu bairro". Escreveu o livro “Do alto da minha colina – sem os bucheiros o bairro de São Raimundo perdeu o encantamento”, em que confirma seu amor pelo resgate da História. Fez vários roteiros de um minuto com participação no UM Festival de Cinema e tem muitos outros, quase sempre “documentários”, ainda inéditos. Foi bancária e microempresária e agora faz o que gosta: escrever, escrever, escrever. Desde 2006, mergulhou no precioso acervo do artista e professor Moacir Andrade, que resultou na produção do livro "Moacyr de Todas as Cores". Está ora empenhada na produção de um documentário cinematográfico sobre Moacir Andrade.

Fundação Municipal de Cultura e Artes- ManausCult
Assessoria de Comunicação - Ascom
Sky Rodrigues/Andréa Renda
Fone: (92) 3631-4757
Cels: (92) 9622-1690/9142-8531
Texto e Edição WEB: Flávio Cohen

Nenhum comentário: