terça-feira, 12 de outubro de 2010

DIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL

O Dia das Crianças no Brasil é comemorado hoje, no entanto, o Dia Mundial da Criança é no dia 20 de Novembro, data em que a ONU reconhece por ser a data da aprovaçãoo da Declaração dos Direitos da Criança, porém, cada país adota um dia diferente.

Todo dia é dia das crianças brasileiras, infelizmente, entra o lado comercial das coisas, o foco principal não é comemorar este fase tão linda que é a criança, mas, sim, o aumento das vendas de brinquedos e os lucros cada vez maiores.

Historicamente, o dia foi oficializado em 1924 através do Decreto no. 4.867, no governo do Arthur Bernardes, o dia era comemorado no dia 25 de Março. Em 1960 a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção juntamente com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto”. Depois, outras empresas lançaram a Semana da Criança, - como estratégia de marketing, os fabricantes resolveram unificar a comemoração para o dia 12 de Outubro.

Lembro-me da minha infância pobre, não ganhava brinquedos industrializados, todos eram feitos manualmente, não existia este apelo consumista de hoje, para se ter uma ideia, a minha filha de segundo grau, fez aniversário no mês passado, ganhou uma montanha de presentes, mesmo assim, ainda ganhou mais alguns no dia de hoje – o meu humilde presente foi passar o dia todinho com ela. Viva o dia das crinças brasileiras! Viva!

Um comentário:

graca silva disse...

Rochinha, o fato de ficar o dia inteiro com a sua neta,foi o presente mais importante que ela recebeu, tenha certeza disso.