terça-feira, 5 de outubro de 2010

O BRASÃO DE MANAUS



A heráldica é a arte ou ciência dos brasões, por sua vez, o brasão é um conjunto de peças, figuras e ornatos no campo do escudo ou fora dele, e que representam as armas de uma nação, de uma família, cidade, etc. Sendo assim, o Brasão de Manaus representa o símbolo da nossa cidade.


Sendo um símbolo maior da nossa cidade, com certeza, os manauenses têm o dever de conhecê-lo, entender o seu significado e valoriza-lo.



Segundo o historiadores, o Brasão de Manaus foi adotado pelo Coronel Adolpho Guilherme de Miranda Lisboa, então superintendente municipal e, aprovado através do Decreto-Lei no. 17, de Abril de 1906.



Vamos entender o seu significado:



Na parte superior aparece o Sol Nascente (aurora) que representa a dedicação e elevado espírito de desenvolvimento e trabalho do nosso povo, com a data por extenso de 21 de Novembro de 1889 - como sabemos, a Proclamação da República foi no dia 15 de Novembro de 1889, porém, somente no dia 21 foi que a então província aderiu ao novo sistema de governo.



É dividido em três partes:



1. Superior esquerda – representa o Encontro das Águas dos Rios Negro e Solimões, com a representação de dois pequenos barcos (bergantins => antiga embarcação à vela e remo, usada no Oriente pelos portugueses), pode representar também, a descoberta do Rio Negro, por Francisco de Orellana, em meados do século XV;

2. Superior direito - Representa a fundação da cidade de Manaus: aparecem a Fortaleza de São José da Barra (1669), a Bandeira da República de Portugal, representando o domínio português na época; uma casa de palha (fundação das primeiras vilas) e duas figuras fazendo alusão ao casamento de um comandante militar da escolta portuguesa com uma filha do chefe da tribo;

3. A parte inferior – mostram a floresta amazonica, os rios e, em primeiro plano uma Seringueira (Hevea brasilienses) aludindo ao período áureo da borracha (1890/1910).

Dizem os especialistas que o nosso brasão está cheio de erros grosseiros, tais como: não apresenta uma coroa-mural, o formato deveria ser redondo, a data deveria ser escrita em algaritmos, o Sol deve ser incorporado ao escudo, dentre outros.



Passado mais de cem anos, não deveria sofrer nenhuma alteração, devemos, sim, aprender a amar e a respeitar mais o nosso símbolo maior. É isso ai.