quinta-feira, 4 de março de 2010

PALACETE DOS NERY


Observação: Este prédio começou a ser revitalizado em 2015, vide matéria do PORTALDO HOLANDA: http://m.portaldoholanda.com.br/implurb/reforma-do-palacete-silverio-nery-e-acompanhada-pelo-implurb

O jornal “A Crítica”, publicou uma matéria denominada “PALACETE HISTÓRICO DA FAMÍLIA NERY ESTÁ À VENDA”, um trabalho da jornalista Ana Célia Ossame. Os proprietários do imóvel estão pedindo a bagatela de R$ 1,300 milhão.

O prédio situa-se na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Rua dos Andradas, sob o numero 278. Foi construído no final do século 19, para abrigar a família do Governador Silvério José Nery (1900 a 1904).

Para o Robério Braga, Secretário Estadual de Cultura do Estado do Amazonas “O valor é inacessível e fora do mercado. Por ser tombado pelo patrimônio histórico municipal, não podendo, ser modificado em hipótese alguma, em nenhum de seus compartimentos. O Poder Público poderá desapropriá-lo futuramente”.

Segunda a Etelvina Garcia, historiadora amazonense “A casa foi construída com bom gosto e elegância da arquitetura neoclássica, inclusive tem o monograma da família, construído no frontispício. Apesar da deterioração, guarda uma beleza incomparável. O fato histórico importante é ter hospedado, em 1906, o primeiro presidente da república a vir no Amazonas - Afonso Pena veio para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Alfândega”.

Estive no local para tirar algumas fotos; senti uma sensação muita estranha ao entrar no seu interior (não sei explicar), não conseguia ligar o “flash” da minha máquina digital, talvez fossem as vibrações dos espíritos dos Nery, clamando pelo retorno do esplendor do lugar. Para se ter uma ideia, o prédio está abandonado faz 30 anos, com o piso, o telhado e as paredes parcialmente destruídos.

Estou na torcida para que o Poder Público faça de imediato a negociação e providencie a desapropriação do belo imóvel, efetuando a sua devida restauração e, colocando à disposição da sociedade amazonense o “Museu da Belle Époque de Manaós”. Que tal a sugestão Dr. Robério Braga?


Troca de e-mail com uma leitora do Blog:


Bom dia José Martins,


Procurando sobre a minha familia de origem de Manaus, encontrei o seu blog sobre o palacete dos Nery. Gostaria de saber se você tem mais informações sobre quem viveu neste palacete e se nele se encontravam mais fotos dos Nery ou em algum lugar de Manaus.


Sou uma Nery, meu nome é Maria Inez Nery Viegas, bisneta de um médico psiquiatra Marcio Philaphiano Nery e neta de seu filho Octavio Bandeira Nery que teve uma filha que se chamava Lygia Nery Viegas (já falecida) depois de casada. Não conheço muito sobre a história da nossa familia, pois eles passaram um período na França e quando voltaram vieram morar no Rio de Janeiro. Não conheci nem meu bisavô e não tenho fotos dele somente do meu avô que faleceu quando minha mãe ainda era pequena. Na verdade da familia não tenho muitos dados.


Gostaria de saber mais dados sobre eles se você tiver. Fico pensando se meus antepassados viveram nesta casa que hoje está em ruinas, seria bom saber mais, ver mais fotos. Minha mãe falava sobre o Barão de Santana Nery que era nosso parente, do Silverio também, mas nunca soube me dizer mais do que isso.


Fico no aguardo de informações ou não. Desde já agradeço a atenção dispensada,
Inez

Resposta:

Boa Tarde Inez Nery!

Fico feliz por ter lido a postagem que publiquei no nosso Blog. O Palacete em questão, foi morada da família Nery, isto na "Belle Époque", infelizmente, os descendentes deixara-no abandonado, mercê das intempéres, cada dia que possa fica mais feio e destruído - eles estão pedindo um preço absurdo pelo imóvel. O prédio é histórico, pois morou lá um governador do Amazonas. Por sinal, fiz uma postagem sobre a principal avenida de Manaus, onde escrevi um pouco sobre os teus antepassados, o endereço é o seguinte: http://jmartinsrocha.blogspot.com/2011/07/avenida-constantino-nery.html - Já vi um livro em Manaus onde tem bastante fotografias dos Nery, ele é raro, quando conseguir comprá-lo, irei tirar fotografias e mandar para você. O Silvério Nery foi o pai do Constantino Nery, quanto ao Barão, favor acessar a postagem do Blog do Coronel
http://catadordepapeis.blogspot.com/2010/06/memorial-amazonense-xxiii.html

Abraços,
José Martins Rocha



Fotos: J Martins Rocha - Colagem: Família Nery, Silvério Nery, Afonso Pena, Fachada Antiga, Fotos Atuais e Interior do Prédio.

3 comentários:

Sra.Paiva Cardoso disse...

Gostaria de saber se toda família NERY são de Manaus, pois meus avós vieram da Italia e são NERY, a maior parte mora em Recife e outra no Rio.
Pode me falar mais da falília NERY.

Unknown disse...

Sou Nery de Tombos MG e meus avós chegaram ao Brasil por volta de 1905 vindos da Itália.. Vitório Nery e Elisa Fortini Nery.

Unknown disse...

Eu moro em manaus me chamo leonardo malcher porto nery meu avo seja sijamava armando ramalho da silva nery ele la faleceu queria sabe sobre a historia da minha familia ele morava no rio de janeiro eu tenho 24 anos