quinta-feira, 11 de março de 2010

ORLANDO REBELO - O MELHOR COMENTARISTA ESPORTIVO DO AMAZONAS

A nobre profissão de fazer comentários especializados acerca do futebol amazonense, sempre foi  a "praia" do Orlando Rebelo, considerado no meio esportivo, como o melhor e o maior de todos na terra de Ajuricaba.

No final da década de 60 e 70, o futebol amazonense estava em alta, muitos apaixonados pelo futebol, gostavam de um radinho de pilha, mesmo assistindo ao vivo uma peleja, a narração e os comentários dos lances pelo Orlando Rebelo tinham o seu valor; confesso que eu era fã do Orlando, o cara comentava nos mínimos detalhes o que acontecia no campo de futebol; quando eu não podia ir ao estádio, ficava em casa escutando pelo rádio a vávula do meu pai, parece que eu estava lá na arquibancada assistido tudo ao vivo.

O Orlando Rebelo foi também um grande craque de futebol no passado, defendeu com brilhantismo o Atlético Rio Negro Clube de Manaus. Depois se tornou locutor esportivo da Rádio Rio Mar e Difusora do Amazonas.

Na televisão, iniciou a sua brilhante atuação, juntamente com o Luiz Eduardo e José Augusto, participavam de uma mesa redonda, debatendo assuntos do esporte local, tudo em preto-e-branco; depois participou do programa “Esporte das Multidões”, com o comando do Luiz Eduardo, participação do Nicolau Libório e Galdêncio Neto. Com a saída do Luiz Eduardo, o Orlando Rebelo assumiu o programa com um novo nome “A Bola é Nossa”, fez um enorme sucesso no meio esportivo local, ganhou inúmeros prêmios. Participou do Globo Esporte local e Esporte Amazônia, no Amazon Sat, juntamente com o Eduardo Monteiro de Paulo e convidados.

O tempo passa, o tempo voa, o nosso corpo sente com o passar do tempo, ouvi falar que o Orlando Rebelo está adoentado, não sei precisar sobre o seu estado de saúde, também não sei se o meio desportivo de Manaus tem feito alguma coisa para homenagear este grande guerreiro. A pergunta que não quer calar: Onde está mesmo a ACLEA, FAF e SEJEL? O nosso humilde blog está fazendo a sua parte, com a publicação deste singelo post ao nosso querido comentarista Orlando Rebelo. É isso.

Fotos: Arquivos da Rede Amazônica da Televisão. É o primeiro da esquerda na primeira foto. Na segunda, aparece estreando na TV Amazonas.

Recebí os seguintes esclarecimento da Sejel:

Prezado JMartins Rocha.


Partilhamos com o prezado a descrição da brilhante carreira do jornalista e radialista Orlando Rebêlo. É, com certeza, um das mais importantes figuras do nosso esporte - de quem, por sinal, tenho a honra de ser amigo particular, de longas conversas e recordações, como tenho feito até hoje.


Como Ouvidor da SEJEL, apenas destaco que esta Secretaria nunca esqueceu Orlando Rebêlo. Recentemente - e antes dele adoecer - quisemos fazer-lhe uma homenagem, dando seu nome ao Centro Desportivo do Japiim, fato não aceito por ele. Eu estive várias vezes na rádio Difusora, tentando convencer-lhe, mas ele optou por não receber esta homenagem do Governo do Estado.


Isto, de maneira nenhuma, tirou a nossa admiração, o carinho e o respeito que temos pelo profissional exemplar que é Orlando Rebêlo. Coube-nos respeitar a sua decisão e continuar curtindo os seus comentários nas resenhas e transmissões esportivas - e, agora, torcer pelo seu pronto restabelecimento.


Receba um abraço de todos da SEJEL e parabéns por tão nobre iniciativa.


Iran Marrocos.
Ouvidor SEJEL.


Ouvidoria SEJEL
Fax: (92) 3239-0678
Endereço: av. Pedro Teixeira, 400 - D.Pedro I
Vila Olímpica de Manaus - Manaus / AM
CEP.69040- 000
E-mail:  ouvidoria@sejel.am.gov.br
http://www.sejel.am.gov.br/

Postar um comentário