terça-feira, 16 de março de 2010

MUSEU/CASA DE EDUARDO RIBEIRO


O casarão onde morou o governador Eduardo Ribeiro voltou ao esplendor de outrora, será mais um espaço cultural para os moradores de Manaus, fica na Rua José Clemente, centro antigo de Manaus.

O saudoso senador Jeferson Péres foi um dos grandes incentivadores da recuperação daquele importante prédio histórico, lutou muito para o governo federal transferir a propriedade para o Estado do Amazonas, deve estar feliz lá no andar de cima, com a sua inauguração, ocorrido neste mês de março de 2010.

O Museu Casa de Eduardo Ribeiro, foi restaurado pela equipe da Secretaria de Cultura do Amazonas (SEC). A casa consta de três andares, sendo o térreo a sede da Academia Amazonense de Medicina, onde consta um Museu Digital, em decorrência de o imóvel ter servido, por um bom tempo, ao Conselho Regional de Medicina.

Nos dois andares superiores, serão dispostos móveis de época iguais aos tempos do governador Eduardo Ribeiro, bem como, haverá exposição de roupas, objetos pessoais, equipamentos de trabalho e utensílio domésticos, além de um sistema moderno de informações sobre o mais importante governador do nosso Estado.

Será uma oportunidade impar para os estudantes amazonenses conhecerem a figura do Eduardo Ribeiro, um homem visionário que mudou completamente a nossa cidade no final do século dezenove.

Depois dele, poucos governadores  ficaram na história, a grande maioria foram somente aproveitadores dos recursos públicos, não terão no futuro, com certeza, um espaço como está tendo o governador Eduardo Ribeiro.

Fotos: A foto em preto e branco mostra o prédio na época da Manaus antiga, a outra é do J Martins Rocha, mostrando a fachada do prédio (ficou  abandonado durantes anos) e a última mostra também a fachada em fase de recuperação.

3 comentários:

Susy Freitas disse...

depois de muuuuito tempo, finalmente recuperaram a casa. quando estará aberto para visitação?

Anônimo disse...

muito bom mas na proxima poe mais
fotos

Anônimo disse...

O prédio foi também a Delegacia do Ministério da Saúde