Segundo os especialistas, o interprete é aquele que sabe dosar o timbre e a extensão da voz, aliando a capacidade técnica com a emotividade ou dramatismo; as pessoas comuns, dizem que é aquele que “canta com a alma”, com estas raras qualidades, poucos passam na peneira, e, uns dos que passaram, chama-se Lúcio Bahia.
Ele veio para o Amazonas faz décadas, tanto que se considera um “Baiano Amazônico”, em Manaus trabalhou no setor gráfico, fez família e aprimorou a sua veia musical.
Pelas suas andanças pela Amazônia, chegou até a terra dos “bois bumbas”, fez parte do conjunto Raízes da Terra, famoso na terra dos Parintintins; depois passou uma temporada em Maués, fez o projeto do famosíssimo Festival de Verão.
Todos os seres humanos passam pelos altos e baixos da sua vida - o Lúcio passou por uma excelente fase material e espiritual, construiu um bom patrimônio, depois, teve alguns problemas pessoais e familiares; fez a opção de viver exclusivamente da música, afinal, ele é um grande poeta, a sua sensibilidade e inspiração poética e musical sempre foram o seu aliado, tanto que compôs mais de cem músicas.
Faz muito sucesso nos bares de Manaus, sempre é convidado para cantar no “Tacacá na Bossa”, no Largo de São Sebastião, nos Bares do Armando, Caldeira, Sete Estelas e Jangadeiro, foi também entrevistado nos programas da TV UFAM e Rede Brasil.
Ainda não teve o devido apoio dos empresários de Manaus, porém, nunca desanimou, sempre lutando para um dia ter o reconhecimento merecido na nossa cidade.
Está lançando um CD acústico, gravado "ao vivo" no Largo de São Sebastião; podemos dizer que foi feito “na marra”, contém algumas das suas belas composições, tais como “Maués” e “Guardião do Largo”, o mesmo poderá ser adquirido junto ao próprio cantor, basta ligarem para o celular 92 9187-0154.
Vamos ajudar o Lúcio Bahia, todos nós merecemos uma nova chance, ele merece muito voltar a ser reconhecido e respeitado no meio artístico manauara. É isso.
Fotos: J Martins Rocha - mostra o Lúcio Bahia, cantando no Bar do Armando e no Bar Metal, no centro antigo de Manaus.
3 comentários:
Saudações, mestre Rocha.
Fiquei contente demais ao ver sua postagem sobre o grando Lúcio Bahia; tomei a liberdade de postar uma referência de como o conheci, usando um pouco da matéria; reproduzi as fotos; espero não incomodar.
Belo trabalho irmão. Sempre tenho postado indicações - embora vc não precise - no meu blog; afinal o sua página, abriu a minha mente. Saúde! Até breve.
Veja a postagem se for possível:
http://dembsp.blogspot.com/2010/04/o-flavio-e-lucio-bahia.html
Sou do Rio de Janeiro e passando pela Pç São Sebastião, ouvi um som bom demais e perguntei ao Sr do Tacaca quem era - Lúcio Baia, ele respondeu.
Como faço pra comprar cds deste cantor?
Meu email é mlsanta3@yahoo.com.br.
parabens grande do musico e gente da gente do Amazonas, da Bahia, do Brasil...cidadao do mundo.Duda.
Postar um comentário