sábado, 24 de abril de 2010

CASTELINHO DA VILA MUNICIPAL DE MANAUS

Posted by Picasa

A "Série Memória" do sitio http://www.culturamazonas.am.gov.br/  o autor Roberto Mendonça fala sobre a Vila Municipal, retirei um pequeno texto sobre o "Castelinho da Vila Municipal" - “...A despeito de tantos estímulos governamentais, uma única residência no estilo foi construída, curiosamente a de Adolpho Lisboa. Em terreno de 5.500 m², à rua São Luís, quando este exercia seu terceiro mandato à frente da Prefeitura (1905-07). Ao contrário do que relata seu contemporâneo, o mestre Bittencourt (Dicionário, 1973), o chalet mandado edificar pelo coronel Lisboa não foi titulado de Zulmira, muito menos este fora o nome de sua esposa (Laura) ou concubina. O edifício (ou Castelinho), que ainda se conserva, teve a denominação de Vila Alcida e homenagem, sim, a filha do alcaide. Estimo que este edifício foi construído em 1906. Diversas são as razões, mas duas se destacam. O interesse desse alcaide em “melhorar a rua São Luís com construção de passeios laterais e preparo do leito para receber calçamento”, consoante vulgariza a Comissão Organizadora do Tombo dos Próprios do Município (1922). O outro argumento fundamenta-se no número de edificações, em Manaus, utilizando ferro fundido como alicerces e ornamentos...”

Passei hoje por lá para tirar as fotos acima, o imóvel aparenta estar abandonado, não vi uma viva alma, não sei quem é o dono do imóvel, alguns dizem que pertence a família Biase, outros falam que é dos proprietários das lojas Top Internacional, não sei afirmar. Com relação ao imóvel, a nossa amiga Kathyursia mandou o seguinte e-mail:

Bom Dia!

Me chamo Kathyursia e nasci e me criei em Manaus. Estudei na UFAM e vi que você gosta de retratar a Manaus antiga em seu Blog. Primeiro quero parabenizá-lo sobre a temática e tenho uma pergunta para você. Minha mãe esteve em Manaus recentemente e acha que viu uma placa de construtora no Castelinho da Vila Municipal na rua São Luiz. Você sabe me dizer se tem algum maluco querendo derrubar o castelinho? E quem é o proprietário? Nossa se o prédio ainda não for tombado você topa fazer uma campanha para que o instituto de patrimônio assim o faça? Meu sonho sempre foi ver o castelinho ser aberto para visitação pública, virar centro cultural para as crianças carentes das redondezas, com música, dança e teatro dentre muitas oficinas. Sempre tive o sonho de comprar um dia o castelinho, mas a idéia de que alguém o venda para construir um prédio assusta. Bom, se você tiver alguma informação me passa por favor vi o seu post sobre ele.
Abraços
Kathyursia Ribeiro.

A idéia da Kathyursia é muito bacana, vamos abraçar, quem tiver mais informações sobre este imóvel, favor mandar e-mail para jmsblogdorocha@gmail.com . É isso ai!



Postar um comentário