sábado, 10 de abril de 2010

PORTO VELHO EM PRETRO & BRANCO

A cidade foi criada por desbravadores em 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Localizada em plena Floresta Amazônica e na maior bacia hidrográfica do mundo, Porto Velho é a capital de estado de Rondônia.

Em janeiro de 1873, O Imperador Dom Pedro II, assinou o decreto autorizando navios de todas as nações subirem o Rio Madeira, que em decorrência disso, foram construídas algumas facilidades para a aproximação de Santo Antônio, que ficou conhecido como Porto Novo.

O porto velho dos militares continuou por segurança a ser usado, apesar de todas as dificuldades e da distância até Santo Antônio. A cidade se originou e teve seu crescimento a partir das instalações ferroviárias da Estrada de Ferro, com a exploração da borracha e depois, da cassiterita e do ouro.

A cultura porto-velhense é pequena em relação aos grandes centros, mas o seu potencial turístico é muito grande por ter muita história e riquezas naturais. Porto Velho abriga a Casa de Cultura Ivan Marrocos, onde acontecem exposições diversas, a biblioteca municipal, o Museu da Estrada de Ferro, as suas dezenas de praças, a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, entre outras.

O símbolo da cidade se descreve através de um monumento trazido pelos ingleses, "as três caixas d´águas" ou "Três Marias". Elas foram construídas por três tanques de forma cilíndrica, cobertos por chapas de metal de forma cônica, e a base em formato côncavo. Até 1957, elas serviram para abastecer Porto Velho.

Apesar de já ter sido um centro ferroviário, a cidade não conta mais com o passeio de trem, porém outros atrativos compõem um belo e interessante roteiro que está atraindo cada vez mais turistas de todo o Brasil.

As cidades do Norte do país são conhecidas tradicionalmente por suas festas folclóricas, sendo a mais popular, a Festa do Divino Espírito Santo. É uma festa que é realizada através de muita fé e religiosidade de seus moradores e visitantes. A festa reune centenas de fiéis nos meses de abril, maio e junho em um belo espetáculo com muita alegria, músicas e apresentações.

Porto Velho é uma cidade que possui muita história e beleza, seus visitantes além de ficarem encantados com as belas paisagens que encontram, se encantam também com os seus moradores que estão sempre à disposição dos mesmos, fazendo com que a cidade se torne ainda mais acolhedora.
Fotos: IBGE
Postar um comentário