Dizem alguns amazonenses que os cariocas imitaram o calçadão da Praça de São Sebastião, em Manaus, ao construírem o calçadão da Praia de Copabacana, no Rio de Janeiro.
Alguns chegam até a afirmar que o desenho ondulado em preto e branco, foi um trabalho artístico, mostrando as ondas do Rio Negro e Rio Solimões, fazendo uma alusão ao Encontro das Águas.
Uma das fotos acima mostra a Praça Rossio, em Lisboa, com mesmo formato em ondas e cores alternadas, representando o Encontro das Águas do Rio Tejo com o Oceano Atlântico.
A outra foto mostra a orla de Copacabana, em 1910, sem o famoso calçadão. Sabe-se que foi feito somente na década de 60, fruto do trabalho do paisagístico Roberto Burle Marx.
A foto da nossa Praça de São Sebastião é do início do século passado, portanto, não fomos pioneiros, a origem é portuguesa, agora se os cariocas se inspiraram em Lisboa ou em Manaus, não sei afirmar.
Fonte:
http://www.amazonasinsampa.blogspot.com/
Um comentário:
Só uma correção. O calçadão de Copacabana com as formas atuais de fato é da década de 60, que por obra de Burle Max aproveitou o desenho sinuoso já existente desde a década de 20. O que ele fez foi um projeto para toda a avenida atlântica e no calçadão propriamente dito aumentou as curvas e as deixou paralelas ao mar, como se fosse uma continuação das ondas quebrando à beira praia. O projeto original, de fato, é igual ao do Teatro em Manaus, com as ondas perpendiculares à rua.
Postar um comentário