terça-feira, 27 de abril de 2010

FREI FULGÊNCIO MONACELLI



Nasceu na província de Perúrgia, na Itália, em 5 de março de 1938, foi ordenado em 1954, veio para o Amazonas em 1965, como missionário para completar sua vocação sacerdotal, trabalhando em Benjamin Constant e São Paulo de Olivença, veio para Manaus em 1972, trabalhando na Igreja de São Sebastião.


Em Manaus, seu trabalho destacou-se na área de esporte e música com crianças e jovens e do Coral de São Sebastião.

O frei foi homenageado com a Medalha de Ouro da Cidade de Manaus, pela Câmara Municipal de Manaus, pelos relevantes serviços prestados a nossa cidade.

O Frei é um guerreiro, lutou muito para construir o Complexo Esportivo de São Sebastião e do Centro Paroquial Frei Miguel Ângelo, na Rua Tapajós, centro de Manaus.

Na minha juventude, o frei teve um papel importante na minha formação, pois era o orientador espiritual, treinador de voleibol e maestro do coral, na Juventude Francisca de Manaus, conhecida por JUFRAMA, localizada no prédio do Teatro Juvenil, na esquina das Ruas Tapajós e Ramos Ferreira - infelizmente, outros padres resolveram alugar este espaço para uma faculdade local.

A grande maioria dos jovens que moravam no entorno da Igreja de São Sebastião, tiveram também esta oportunidade de serem orientados pelo Frei Fulgêncio.
Os malucos do Bar do Armando, fizeram uma homenagem ao Frei Fulgêncio, mandaram confeccionar um boneco gigante com os seus traços e indumentária, a Banda da Bica já deu muita dor de cabeça para o frei, pois existe uma tradição dos "biqueiros" em saírem sempre no sábado magro de carnaval, exatamente no dia de maior demanda para casamentos na Igreja de São Sebastião.

O frei está com 77 anos de idade, detém ainda um grande vigor físico, desenvolve normalmente as suas atividades na Igreja de São Sebastião, levando a todos os valores franciscanos, de vida e modo de ser de São Francisco.

Um comentário:

Nelson Damitto disse...

Chegamos na mesma época em Manaus...desde então uma profunda e respeitosa amizade... Caridoso...grande tenor e verdadeiro servo de Deus.... A ele um grande e fraternal abraço... Prof. Nelson Damitto - Guaxupe, mg