sábado, 24 de abril de 2010

CASTELINHO DA VILA MUNICIPAL DE MANAUS

Posted by Picasa

A "Série Memória" do sitio http://www.culturamazonas.am.gov.br/  o autor Roberto Mendonça fala sobre a Vila Municipal, retirei um pequeno texto sobre o "Castelinho da Vila Municipal" - “...A despeito de tantos estímulos governamentais, uma única residência no estilo foi construída, curiosamente a de Adolpho Lisboa. Em terreno de 5.500 m², à rua São Luís, quando este exercia seu terceiro mandato à frente da Prefeitura (1905-07). Ao contrário do que relata seu contemporâneo, o mestre Bittencourt (Dicionário, 1973), o chalet mandado edificar pelo coronel Lisboa não foi titulado de Zulmira, muito menos este fora o nome de sua esposa (Laura) ou concubina. O edifício (ou Castelinho), que ainda se conserva, teve a denominação de Vila Alcida e homenagem, sim, a filha do alcaide. Estimo que este edifício foi construído em 1906. Diversas são as razões, mas duas se destacam. O interesse desse alcaide em “melhorar a rua São Luís com construção de passeios laterais e preparo do leito para receber calçamento”, consoante vulgariza a Comissão Organizadora do Tombo dos Próprios do Município (1922). O outro argumento fundamenta-se no número de edificações, em Manaus, utilizando ferro fundido como alicerces e ornamentos...”

Passei hoje por lá para tirar as fotos acima, o imóvel aparenta estar abandonado, não vi uma viva alma, não sei quem é o dono do imóvel, alguns dizem que pertence a família Biase, outros falam que é dos proprietários das lojas Top Internacional, não sei afirmar. Com relação ao imóvel, a nossa amiga Kathyursia mandou o seguinte e-mail:

Bom Dia!

Me chamo Kathyursia e nasci e me criei em Manaus. Estudei na UFAM e vi que você gosta de retratar a Manaus antiga em seu Blog. Primeiro quero parabenizá-lo sobre a temática e tenho uma pergunta para você. Minha mãe esteve em Manaus recentemente e acha que viu uma placa de construtora no Castelinho da Vila Municipal na rua São Luiz. Você sabe me dizer se tem algum maluco querendo derrubar o castelinho? E quem é o proprietário? Nossa se o prédio ainda não for tombado você topa fazer uma campanha para que o instituto de patrimônio assim o faça? Meu sonho sempre foi ver o castelinho ser aberto para visitação pública, virar centro cultural para as crianças carentes das redondezas, com música, dança e teatro dentre muitas oficinas. Sempre tive o sonho de comprar um dia o castelinho, mas a idéia de que alguém o venda para construir um prédio assusta. Bom, se você tiver alguma informação me passa por favor vi o seu post sobre ele.
Abraços
Kathyursia Ribeiro.

A idéia da Kathyursia é muito bacana, vamos abraçar, quem tiver mais informações sobre este imóvel, favor mandar e-mail para jmsblogdorocha@gmail.com . É isso ai!



6 comentários:

KRibeiro disse...

Poxa ninguém sabe ainda! Perguntei na Comunidade de Ciências Sociais em Manaus.

Anônimo disse...

atraves de um parente que trabalha na Top Internacional me disse que eles sao realmente os donos do Castelinho e que eles tem diversas ideias inclusive de fazer um museu contando a historia do castelinho e ate restaurante!! to doida pra que acabem a reforma que estao fazendo.

Manauara de coração disse...

Espero realmente que se procure manter este grande patrimônio de nossa cidade que é o castelinho da rua São Luís, e rogo a Deus que não acabe tendo o mesmo destino de outros imóveis antigos e históricos que tivemos em Manaus (vide o palacete Miranda Corrêa, na avenida Eduardo Ribeiro), que acabaram destruídos para dar lugar a mais um "espigão" na paisagem da cidade.

Um grande abraço a todos. Sucesso e parabéns pelo blog.

rachel disse...

a minha avó morou la na infância dela, ela é furtado, na época em que ela morou la, o local era chamado de castelinho dos furtados

Pina Record disse...

Estoy miu enamorado por las culturas deste lugar pero no nasci aqui nesta cidad maravillosa. mis amigos como el Dougras Salles es gerente de la Top Internacional me levo ate el castilo para que me conocese su beleza.
Tone baño de piscina li libros antigos que tene guardado en la biblioteca y tanbien tire unas fotos para postar en mi book para llevar para mis amigos en Puerto Rico y que venngan a conocer esta limda cidad tanbien Manaus esta de parabens por sus culturas y por su limda Historia

Anônimo disse...

Acho lindo o castelinho... gostaria muito que fosse aberto à visitação..tomara que não o destruam pra fazer qualquer outro empreendimento moderno..abç.E parabéns pelo blog!