terça-feira, 6 de abril de 2010

ARTISTA PLÁSTICO JORGE PALHETA



Conheci o Palheta no Bar do Armando, faz uma década; tive o privilegio de conhecer dezenas de trabalhos realizados pelo grande artista plástico, bem como, de usufruir da sua amizade e de ter tido a oportunidade de conhecer alguns causos muitos hilários, tendo como personagem principal o nobre amigo.

Não tenho a menor chance de comentar sobre os trabalhos do Palheta, uma vez que sou zero à esquerda em conhecimentos de artes plásticas, porém, das diversas conversas que tive com o nobre amigo, fiquei sabendo de algumas informações sobre a sua trajetória profissional.

Ele sempre se considerou um Amazônida de sangue e de coração, tanto que os seus quadros retratam a defesa do meio ambiente e da região. Iniciou a sua carreira há 35 anos, inicialmente, fazendo desenhos no papel, posteriormente, partiu para as pinturas em telas.

Trabalhou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, no período de 1975 a 1980, na respeitada função de ilustrador botânico, antes da chegada maciça dos micros computadores, ele tinha uma árdua missão de desenhar, nos mínimos detalhes, tanto uma flor, quando uma árvore; poderia ter ficado por lá e se aposentado como um funcionário federal, porém, resolveu seguir a sua carreira de artista plástico.

Ele tem uma capacidade incrível para retratar o rosto humano, chegando até ser colaborador da Polícia Civil, fazendo o famoso “retrato falado” -quando os PC´s inundaram o mercado, este trabalho foi relegado a terceiro plano - com a sua genialidade, conseguiu ganhar alguma grana, fazendo caricaturas nos bares de Manaus. Fez também a ilustração de várias capas de livros de autores famosos do Amazonas.

Dizem os conhecedores da área, que o Palheta é um artista direcionado para o impressionismo (segundo Aurélio: Escola de pintura surgida na França por volta de 1870, que visava a captar, em princípio, a impressão visual produzida por cenas e formas derivadas da natureza, e as variações nelas ocasionadas pela incidência da luz, e que se baseava especialmente no emprego das cores e de suas relações e contrastes, a fim de obter efeitos plasticamente dinâmicos e objetivos. Esta escola, por suas inovações, influiu marcantemente a pintura do séc. XX.) e o abstracionismo (idem: Corrente estética surgida em princípios do séc. XX, caracterizada pelo abandono total da representação figurativa das imagens ou aparências da realidade, pelo uso de formas e cores com ritmo e expressão próprios e liberadas de qualquer conteúdo que perturbe a manifestação da sensibilidade do artista, e pela abertura para amplas interpretações subjetivas; arte abstrata).

O artista está com um projeto para uma exposição na Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, porém, teve que adiar por algum tempo, em decorrência de alguns problemas de saúde. O artista tem tido o apoio dos amigos, de políticos e empresários de Manaus, as suas obras estão sendo muito procuradas e valorizadas (infelizmente, algumas pessoas somente valorizam o artista, quando está bastante enfermo ou após o seu falecimento).

Quem quiser conversar com o Palheta, visitar o seu local de trabalho e adquirir uma obra fenomenal do artista, deve ligar para os números 92 3663-0397 e 8141-3307 ou dirigir-se à Avenida Maués, nº 1.120, no bairro de Cachoeirinha, em Manaus/AM. 

Faz alguns dias, o Palheta me confessou:

- Rochinha, depois que fiquei adoentado, a minha inspiração cresceu cem por cento, passo o dia todo pintando, consigo fazer um quadro atrás do outro, numa sequência impressionante!

Desejo o pleno restabelecimento da saúde do meu amigo Palheta e que continue produzindo os seus belíssimos quadros, bem como, retorne brevemente a se reunir com os amigos no Caldeira, Armando e Snoppy Bar, volte para contar as piadas e causos que somente você sabe. 

Vida longa ao amigo Jorge Palheta!

Fotos: J Martins Rocha

4 comentários:

BLOG DO JOÃO SÁVIO disse...

Parabéns!!! Para o seu Blog...
É sempre lindo e importante que as pessoas todas se unam, se deem as mãos, somem os esforços, e, juntas, consigam o que sozinhas, jamais alcançariam... Vamos instituir uma via de mão dupla objetivando a construção de mundo melhor.
Faça-nos uma Blogvisita que corresponderemos com a formatação de um feedback positivo onde todos caminharemos no sentido da verdadeira luz...
João Sávio

Anônimo disse...

poxa cara q bom reve as imagens de manaus do passado
as imagens estao otimas mas vc tem q colocar de baixo delas os nomes valew

Rita Cássia disse...

Belíssimo trabalho... Amei!

Rita Cássia disse...

Belíssimo trabalho... Amei!