quarta-feira, 25 de março de 2009

REINAUGURAÇÃO DO PALACETE PROVINCIAL E DA PRAÇA HELIODORO BALBI.



O governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, na pessoa do Dr. Robério Braga, está de parabéns pela entrega à população de Manaus do complexo da antiga Praça da Polícia, consistindo do Palacete Provincial e das praças Heliodoro Balbi, Gonçalves Dias e Roosevelt.

No prédio, estão expostos os museus de Numismática (moedas), Tiradentes (roupas, armamentos e documentos da Polícia Militar), Esculturas (adquiridas do museu de Louvre, na França), Imagem e Som (450 peças de vídeos, fotos, slides, DVDs e CDs que contam a história do Amazonas), além do Atelier do Restauro, Gabinete do Comandante, Salas para Shows, Oficina de Arte e Exposições. No porão, encontramos o Bar São Jorge e o famosíssimo Café do Pina.

A praça voltou ao que era no tempo da Belle Époque, está uma maravilha! Iluminação perfeita, segurança 24 horas, chafariz, barracas no estilo neoclássico para a venda de livros antigos “sebo”, além de disponibilizar o sinal para Internet sem fio.

O meu amigo Celestino, foi o primeiro a colocar a sua banquinha de livros na Praça da Polícia, ficou durantes anos sob chuva e sol; merecidamente ganhou um novo lugar para expor os seus livros (foto) - Sebo O Alienista.

Com este trabalho de recuperação dos monumentos histórico de Manaus, sinto que agora vai, teremos de fato a revitalização da amada Manaus.