quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

CONSTRUÇÃO DA PONTE MANAUS/IRANDUBA








A construção da ponte Manaus/Iranduba é uma realidade, os pilares estão sendo colocados em ambas as margens; a previsão para a inauguração será em 2010. Esta grandiosa obra está sendo palco de muitas batalhas no judiciário, por conta de irreguladidas no processo licitatório, impactos ambientais, etc. Apesar das lambanças do governador, sou totalmente favorável a sua construção; a cidade de Manaus não está mais suportando o crescimento demografico desordenado; a solução será expandir para a região metropolitana, apesar dos pontos negativos.


Segundo a Agência de Comunicação do governo "Os números das obras da Ponte Manaus/Iranduba refletem a grandiosidade do empreendimento. São 3.500 metros de extensão, sendo o vão central com uma altura de 55 metros, largura de mais de 20 metros. Os investimentos ultrapassam os R$ 550 milhões. A ponte sobre o rio Negro é um empreendimento da Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Seinf) que ligará Manaus a Iranduba, entre a Ponta do Ouvidor, na Compensa, e a Ponta do Pepeta, em Iranduba. Desde 2003 o Governo do Estado destacou pessoal com qualificações técnicas para iniciar os estudos de possibilidade de construção de uma ponte sobre o rio Negro. Em 2007 foi apresentado o resultado de toda a pesquisa e elaboração de estudos, culminando no projeto da obra e acessos viários das duas margens.
Para que isso fosse possível foram realizados estudos topográficos, batimétricos, geotécnicos, geométricos, ambientais e de inserção harmoniosa no sistema viário de Manaus, com as premissas básicas: menor distância entre margens, menor saturação do sistema viário da margem esquerda, menor agressão ao meio ambiente e menos propriedades a serem atingidas.
Características principais da ponte sobre o Rio Negro:
- Extensão total: 3, 5 metros;
- Vãos centrais: 2 de 200 m, para permitir a passagem do maior navio em operação, em cada sentido;
- Pilar central de 182 m, em forma de diamante;
- Trechos de acesso formado por 71 vãos de 45 m cada;
- Largura total: 20,70 m;
- 2 pistas em sentido contrário, com 2 faixas de rolamento cada;
- Acessos viários com 3 faixas de rolamento em cada sentido;
- Inserção no Bairro da Compensa e Estrada da Estanave, com passagem inferior para facilitar a circulação do bairro, e o de ligação com a AM-070 em Iranduba."