sábado, 10 de janeiro de 2009

MANAUS, MANAUS, MANAUS, MINHA CIDADE QUERIDA!








O blog tem como proposta a publicação de fotos e comentários sobre a Amazônia, principalmente da Manaus antiga “Belle Époque” e contemporânea; por ser filiado ao site de busca google, recebo inúmeros e-mails sobre o tema.

Recentemente, um leitor solicitou informações sobre “a morte do governador Eduardo Ribeiro”; o interessante é que não sou historiador ou pesquisador, possuo sim, um enorme amor por Manaus, tenho por hobby garimpar fotos antigas, tirar fotografias dos prédios, ruas e monumentos, depois fazer comparações e, publica-las no blog, para que as pessoas reflitam e comecem a respeitar e também amar a nossa cidade.

A minha infância foi muito pobre, nasci no Igarapé de Manaus, morava numa casa flutuante; aos 12 anos de idade tinha a liberdade de andar sozinho pelo centro de Manaus; ficava admirando os casarões, as belas casas, as praças, os monumentos, os jardins, as igrejas, etc.; achava tudo bonito, belo, bem diferente da minha casinha de madeira! Foi quando esta paixão começou!


Em decorrência da solicitação dos leitores, estou começando a ir mais a fundo: procuro livros antigos e periódicos do início do século passado, frequento os sebos da Praça da Polícia e da Feira da Eduardo Ribeiro, fuço mais a internet, converso sobre o assunto com o professor Joaquim Melo - quem sabe no futuro poderei escrever sobre o tema e deixar simplesmente de copiar o já foi escrito.