sexta-feira, 7 de maio de 2010

COLECIONADOR DE MOEDAS ANTIGAS

Na minha infância, tinha uma missão diária, era sempre escalado para comprar o pão nosso de cada dia, na Padaria Modelo, situada na Avenida Joaquim Nabuco, esquina com a Rua José Paranaguá; numa dessas idas e vindas, deparei com uma loja que estava vendendo moedas antigas, foi uma paixão a primeira vista, comprei de imediato a minha primeira pataca de 40 réis, uma moeda de bronze cunhada no século dezoito.

O meu dever diário de comprar pão passou a ser prazeroso, pois todo dia passava em frente da loja para admirar as moedas antigas, não tinha condições financeiras para adquiri-las, ficava apenas babando.

Tive que vender muitos picolés, bombons, bolhinhas de gude e gibis para sustentar os meus hobbys: assistir aos filmes no Guarany e colecionar moedas.

Consegui ter uma boa coleção, as minhas preferidas eram as moedas brasileiras da época do império, com carinho especial para a moeda de 40 réis e uma de prata de mil réis.

Dizem os historiadores que colecionar moedas é um costume da humanidade, pois contam a história dos povos e nações com culturas religiosas diferentes.

Os colecionadores atuais utilizam a internet para fazerem leilão de moedas, o preço será de acordo com o valor histórico e a raridade da peça.

Colecionar moedas envolve o afeto e a paixão, sentimentos que vão além da compreensão de muitos. Lembram do primeiro centavo de dólar do Tio Patinhas? Pois é, ele acreditava ser a sua fonte de riqueza e sorte.

Para matar a saudade, visito o Museu de Numismática, no Palacete Provincial, na antiga Praça da Polícia, no centro antigo de Manaus. Este museu foi criado em 30 de novembro de 1900, foi organizado pelo comerciante amazonense Bernardo D´Azevedo da Silva Ramos; contém um imenso acervo, inclusive, despertou o interesse do presidente Campos Salles em levá-lo para o Museu Nacional, felizmente recusado pelos amazonenses.

Segundo o sitio da Wikipédia, a história das moedas no Brasil é a seguinte:

Moedas propriamente brasileiras só vieram a surgir no final do século XVII. Salvador era então a principal cidade da Colônia, sua capital e o mais importante centro de negócios. Por isso foi lá que, em 1694, os portugueses instalaram a primeira Casa da Moeda do Brasil durante o reinado de D. Pedro II. As moedas eram cunhadas em ouro e prata, sendo que as de ouro valiam 1, 2, e 4 mil réis. As de prata observavam uma progressão aritmética de valores mais original: 20, 40, 80, 160, 320 e 640 réis. O povo logo lhes deu o nome de patacas, que tinha certo sentido depreciativo, pois ninguém acreditava muito no valor das moedas cunhadas no Brasil. De 1695 a 1702, foram postas em circulação peças de cobre (10 e 20 reis), cunhadas na Casa do Porto e destinadas a Angola, mas aqui introduzidas por determinação régia. Logo deixou de ser vantagem para a Coroa manter a Casa da Moeda em Salvador. Com a descoberta de jazidas de ouro pelos bandeirantes e a intensa exploração das "Minas Gerais", a fabricação do dinheiro foi transferida para o Rio de Janeiro, em 1698, aí se cunhando ouro e prata nos valores já mencionados. Em 1700, a Casa da Moeda mudou para Pernambuco, voltando, porém ao Rio de Janeiro dois anos depois. Em 1714, já no reinado de D. João V, havia duas Casas da Moeda: no Rio de Janeiro e novamente na Bahia. Em 1724 criou-se a terceira, em Vila Rica, que foi extinta dez anos mais tarde. A falta de troco era tanta que o Maranhão chegou até a ter sua própria moeda, fabricada em Portugal. Era feita em ouro e prata, nos valores usuais, e em cobre, valendo 5, 10 e 20 réis. O uso do dinheiro se restringia à faixa litorânea, onde se situavam quase todas as cidades e se realizavam as grandes transações. Nos distritos mineiros, que só produziam ouro e importavam tudo o que consumiam, o próprio ouro, cuidadosamente pesado, funcionava prevalecendo em todo o imenso interior brasileiro. Já as regiões agrícolas apresentavam um sistema econômico peculiar. As fazendas, com suas legiões de escravos, eram praticamente auto-suficientes, produzindo quase tudo que necessitavam. Nelas, o dinheiro mesmo tinha pouca importância. A riqueza era avaliada com base na propriedade imobiliária e o gado era visto como um meio de intercâmbio tão bom como qualquer outro. Até a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, com D. João, em 1808, o valor total das moedas que aqui circulavam não ultrapassava a irrisória cifra de 10.000 contos (ou 10 milhões de réis). O sistema monetário, irracional, complicava-se cada vez mais: chegaram a circular, ao mesmo tempo, seis diferentes relações legais de moedas intercambiáveis. Além disso, ouro em barra e em pó passava livremente de mão em mão, e moedas estrangeiras, algumas falsas, eram encontradas com a maior facilidade.

Ao transferir-se para o Rio de Janeiro, a Corte acelerou consideravelmente o processo econômico. Crescendo a produção e o comércio, tornou-se imprescindível colocar mais dinheiro em circulação. Fundou-se então o Banco do Brasil, que iniciou a emissão de Papel-Moeda, cujo valor era garantido pelo seu lastro, ou seja, por reservas correspondentes em ouro. Entretanto, quando D. João VI retornou a Portugal, levou não só a Corte, mas também o tesouro nacional. Golpe grave: as reservas bancárias da Colônia reduziram-se a 20 contos de réis. No dia 28 de julho de 1821, todos os pagamentos foram suspensos. Passou-se a emitir papel-moeda sem lastro metálico suficiente, ocasionando a progressiva desvalorização do dinheiro. Assim, quando D. Pedro I se tornou imperador do Brasil em 1822, encontrou os cofres vazios e uma enorme dívida pública. A independência brasileira começava praticamente sem fundos. Sob D. Pedro II a situação melhorou um pouco, devido ao aumento da produção industrial, ao café, e à construção de ferrovias e estradas, que permitiam um escoamento mais eficiente das riquezas. A desvalorização, porém, já era um mal crônico e as crises financeiras se sucediam. Só em 1911 – em plena República – é que o dinheiro brasileiro registrou sua primeira alta no mercado internacional. De lá para cá, muita coisa mudou na economia brasileira, inclusive a moeda, que trocou de nome: ao real sucedeu, em 1942, o cruzeiro (e as subdivisões em centavos), que em 1967 se transformou em cruzeiro novo, valendo mil vezes o antigo. Três anos depois, voltou a ser apenas cruzeiro. Em 1986 surge o cruzado, em 1989 o cruzado novo, em 1990, no plano Collor, volta o cruzeiro, em 1993 o cruzeiro real e finalmente em 1994 o real.

Infelizmente, tive que vender toda a minha coleção, uma parte de mim foi embora, por mais que eu consiga adquirir novas moedas, não será mais a mesma coisa, a minha pataca de 40 réis não voltará mais para as minhas mãos. É isso aí.

101 comentários:

Mauricio disse...

por gentileza, me ajude a vender minhas moedas , preciso do dinheiro, sao bem antigas mesmo

Mauricio disse...

por favor, me ajude a vender minhas moedas de prata, bronze ouro, de 1924, 27, tem estrangeiras tb, tenho cedulas, email, mnalmeida23@hotmail.com, obrigado

Unknown disse...

tenho moedas antigas de ouro e prata
e algumaS PREDRAS preciosas quero vender entre em contato israel_oliveirakecher@hotmail.com
moeda de ouro 1927
moeda de prata 1921 e outras mais antigas

Anônimo disse...

Tenho várias moedas antigas para venda, desde 1800. Estrangeiras e brasileiras. interessados mandar e-mail moedasantigas@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho varias moedas antigas, desde o ano de 1800. brasileiras e estrangeiras. interessados: moedasantigas@hotmail.com

CLAYTON DE MELO PINHEIRO disse...

MEU AMIGO,DESCULPA QUERER TE CORRIGIR MAS ESTA MOEDA DA FOTO É DO SÉCULO 19 E NÃO DO SÉCULO 18 COMO ESTA ESCRITO.

Anônimo disse...

Boa tarde,
TENHO 124 MOEDAS ANTIGAS BRASILEIRAS E DESEJO DOÁ-LAS PARA UM MUSEU OU MESMO INSTITUTO CULTURAL PARA PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DAS MESMAS E TBM PARA ACESSO AO PÚBLICO.COMO DEVO PROCEDER?
LUCIMAR

Leonardo disse...

Tenho um saco de supermercado cheio de moedas antigas tem desde centavos a réis, o saco é muito pesado pretendo vende-las me ajude foi encontrado recentemente enterrado preciso de informações sobre como limpar se são caras ou baratas.

juliana disse...

tenho varias moedas antigas para vender

imail.vidracariabrito@hotmail.com

Unknown disse...

suellen oi pessoal me ajudem a vender minhas moedas antigas tenho varias moedas antigas e tenho tambem cedulas antigas

Anônimo disse...

oi!gostaria de saber se tens a moeda do movimento integralista brasileiro aquela que tem o sigm
a.Fico no aguardo

Anônimo disse...

VENDO MOEDAS ANTIGAS BRASILEIRAS DESDE 1893 Á 1955, DE TODOS OS VALORES (RÉIS, CRUZEIRO E CENTAVOS).
SÃO VÁRIAS MOEDAS. OS ENTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COM O E-MAIL: su.zy_017@hotmail.com

éricka disse...

Meu pai tem muitas cédulas antigas e quer vende-las, você poderia ajudar?

Anônimo disse...

Tenho moedas antigas de 1822 e cédulas antigas, se alguém se interessar entre em contato com renato.gato.12@hotmail.com. Obrigado!

iracema elizia disse...

tenho varias moedas antigas brasileiras(gosttaria de vende-las)moeda de 100 reis de 1940 getulio vargas,200 reis de 1942 getulio vargas,100 reis de 1938 getulio vargas,100 reis(decreto 3 de setembro de 1870)de 1883,moeda de 1000 reia de do 1'centenario da independencia (7 de setembro11822/1922)de D.Pedro I,1 cruzeiro de 1945/1946,2 cruzeiros de 1945/1946,10 cruzeiros de 1991,20 cruzeiros de 1986,50 cruzeiros de 1944/1945,10 centavos de 1950/1952/1953de jose bonifacio,20centavos de 1945de getulio vargas,20 centavos de 1950 de rui barbosa,50centavos de 1956,um porta uma moeda de rui barbosa e por fim uma moeda de(united states of america e pluribus unum)quarter dollar de 1965 de angodwe trust.

Anônimo disse...

me ajude a vender as minhas moedas tenho moedas de 1820
meu email é edi.pedrotavares@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá tenho notas antigas e não sei o que fazer me mande e-mail se lhe interessa.

deivithgarcia@gmail.com

Nilto disse...

tenho 3 moedas datada de

(1.000 reis 1938)

(20 reis de 1869)

(40 reis de 1880)

marcelo disse...

compro moedas antigas (maob008@hotmail.com) otino blog bonita hstoria valeu

Ana Carolina disse...

Oi!Gostaria de saber o valor de moeda de 500 soles de oro do Peru de 1984.
Se houver interessa na compra...

marciarmiguel@yahoo.com.br disse...

OLA, GOSTARIA DE UMA IMFORMAÇAO
COMO SABER SE A MOEDA E REVERSO INVERTIDO
PODE ME RESPONDER VIA EMAIL SE ASSIM DESEJAR

MARCIAR.MIGUEL@HOTMAIL.COM

jonas disse...

Tenhos umas moedas bem antigas!
Quero vende_las se tiver interesse entrar em contato! (jonas502009@hotmail.com)

Anônimo disse...

Tenho moedas para vender de 1920 a 1940, com valores entre 100 e 400 Reis, num total de aproximadamente 50 moedas.
Interessados entrarem em contato pelo e-mail: lanzinho_santos@hotmail.com

Erico Lima Schuch disse...

Ola. A quem interessado for, tenho moedas antigas em prata, inclusive a difícil de 1789 por R$1 !!!
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_92119736

Anônimo disse...

oi tenho uma colecao de moedas que comeca a partir de 1820 preciso vender caso interece meu email e xudedayeventos@gmail.com

Anônimo disse...

oi tenho uma colecao de moedas que comecao a pertir de 1820 preciso vender endereco e gmail xudedayeventos@gmail

Lidiane disse...

tenho moedas rarissima para vender, e tenho dinheiros rarissimos tb...
me ajude a vender
tel: (19)93825270
lidianyoliver@hotmail.com

Anônimo disse...

ola meu nome é marilia meu email é mariiliiabraz@gmail.com notas antigonas a venda urgente por favor to precisando muito muito de dinheiro

blogger disse...

Oi meu nome é davi ,eu tenho uma história parecida com a sua eu comecei a colecionar moedas e cédulas quando era criança com mais ou menos 9 anos e hoje com 19 anos tenho uma pequena coleção ,q preciso vender pq estou com muita dívida e preciso de dinheiro ,se Vc se enteressar ,ou souber de alguém entre em contato comigo..email: dmodestosilva@bol.com.br tel:36017034 ou 67169186....

blogger disse...

Oi meu nome é davi ,eu tenho uma história parecida com a sua eu comecei a colecionar moedas e cédulas quando era criança com mais ou menos 9 anos e hoje com 19 anos tenho uma pequena coleção ,q preciso vender pq estou com muita dívida e preciso de dinheiro ,se Vc se enteressar ,ou souber de alguém entre em contato comigo..email: dmodestosilva@bol.com.br tel:36017034 ou 67169186....

ELLEN disse...

VENDO DIVERSAS MOEDAS ANTIGAS BRASILEIRAS. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO PELO E-MAIL ellentaciane@hotmail.com

Celsoolive disse...

Tenho algumas moedas antigas em dolar americano ano 1967.

FRANCOS 1978.

DEUTSCHLAND 1950.

Celso
71 8622 9630

Fiiilhinho disse...

Vendo várias cedulas brasileiras antigas , entra em contador e-mail: fiiilhinho_toc_10@hotmail.com

Anônimo disse...

quero vender minhas moedas antigas 1922-1924-1938-1927-1923-e tenho uma moeda de israel de 1947 tel; 011-9438-7935

Vinicius disse...

Bom dia,

Coleciono moedas desde 10 anos, minha coleção ainda é pequena, mas, pretendo aumentá-la em breve.

Aceito doações de moedas, cédulas e selos antigos.

E-mail e msn: viniciussorio@hotmail.com

Atenciosamente,
Vinicius

Patricias disse...

Tenho moedas para vender 1898 - 100 reis / 1929 - 2000 reis / 1931 - 1000 reis / 1919 - 50 reis
e mail: passeiodelanchariachogrande@hotmail.com

Patricias disse...

Tenho moedas para vender 1898 - 100 reis / 1929 - 2000 reis / 1931 - 1000 reis / 1919 - 50 reis interessados enviar e-mail para passeiodelanchariachogrande@hotmail.com

Lucas Santos disse...

eu tnho 1 moeda mais mova do k essa eu venda ela e 1 pataca eu vendo por 50r enteresado(a) fome sou d minas a moeda e do brasil meu telefome e (37)9944-1310 e da vivo

Lucas Santos disse...

eu tenho 1 pataca e de cobre eu vendo so por 50r enteresado sou de PIUMHI-MG fome para contato (37)9944-1310

Anônimo disse...

tenho moedas de prata antigas e outras se vc tiver interesse me contate japdj31@hotmail.com

Anônimo disse...

VENDO MOEDA DE 1908, PRATA, 2000 RÉIS. ENTRAR EM CONTATO NESSE E-MAIL: alreolon02@gmail.com

leiane disse...

oi tenho cedulas muito antigas e quero vendelas!meu email è lei_ane@hotmail.com

leiane disse...

oi tenho cedulas antigas e gostaria de vende-las meu email lei_ane@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho cedulas muito antigas e gostaria de vende-las lei_ane@hotmail.com

Anônimo disse...

HOJE EU FUI AO MUSEU E FIQUEI IMPRECIONADA COM TUDU

felipe disse...

tenho uma coleção de moedas antigas. entre elas raridades de 1889, de todos os países, meu contato e 26730742

Kelly disse...

Eu Kelly Monalisa gostaria de saber se você estaria interessado em comprar uma moeda de (5 cruzeiros) do ano de (1982) se estiver interessado mande sua oferta para meu
e-mail. (kellymalukforever@yahoo.com.br) ou para (kellymalukforever@hotmail.com).

Kelly disse...

Eu Kelly Monalisa gostaria de saber se você estaria interessado em comprar uma moeda de (5 cruzeiros) do ano de (1982) se estiver interessado mande sua oferta para meu
e-mail. (kellymalukforever@hotmail.com) ou (kellymalukforever@yahoo.com.br).

Unknown disse...

TENHO MOEDAS DE QUARTER DOLLAR, DOLLAR, MOEDAS CHINESAS, CÉDULAS DE CRUZEIRO E CRUZADOS NOVOS. QUEM SE INTERESSAR ENTRE EM CONTATO PELO E-MAIL: ruthmacharet@gmail.com.

Anônimo disse...

Tenho moedas antigas seculo 18 e 19, se ouver interesse meu email gabriel.cardoso50@gmail.com

Anônimo disse...

tenho para vender .umas moedas de prata brasileiras . e uma italian de 1824 muito lindas,e cedulas de cruzeiros todas novinhas. lindas me ligue. 67.32421872 ou 67.98265550. SOLON.

luis solon da silva disse...

tenho moedas de prata. e uma italian de 1824. muito linda .me liga.67.32421872. ou67.98265550. SOLON...

Anônimo disse...

tenho uma moeda de 1768 de josephus de cobre V reis edicarlos036@gmail.com

Unknown disse...

Tenho todas moedas brasileiras (todas mesmo, desde o imperio) Gostaria de ajuda para saber o quanto vale. Tenho notas tambem.. Minhas moedas do Imperio são raras mas tenho tudo mesmo. abraços

Unknown disse...

Tenho todas moedas brasileiras (todas mesmo, desde o imperio) Gostaria de ajuda para saber o quanto vale. Tenho notas tambem.. Minhas moedas do Imperio são raras mas tenho tudo mesmo. abraços

Anônimo disse...

Paulo, tem interesse em vender suas moedas? Se sim, entre em contato no email gustavo@ci.eel.usp.br.
Abraço.

oliniski disse...

boa tarde amigos meu nome é gerson ricardo e moro em curitiba eu tenho um hoby é de acampar nas serras e rios e procurar moedas e artefatos antigor tenho um aparelho em com isso me tornei um colecionador de moedas antigas...tenho moedas da data 1883 até 1956 é muito prazeroso quando to cavando em meio as pedras e rios e acho uma moedas dos tempos dos reis quiser visitar o meu facbook e ver fotos de lugaresque ando ..gersonoliniski abraço

Edilene disse...

Bom Dia! Gostaria de saber se alguem tem interesse em uma moeda de 20 reis,de cobre,do ano de 1824.

edilene_silvapinto@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa noite, galera eu tenho um medalhão dourado que acredito ser raro, pois não tenho muito conhecimento na area de antiguidades, este medalhão é do sesquicentenario da independencia 1822-1972 (legião joana d´arc)e, apareceu um rapaz interessado me oferecendo 200 reais. Eai vendo ou não?

Anônimo disse...

boa tarde tenho um moeda de 100reis
de 5 de setembro de 1810 do tempo do imperio do brazil eu quero vender ela quanto CUSTA
FERNANDODIAS40@HOTMAIL.COM

Unknown disse...

vendo moedas raras antigas
e-mail: mago_neounipe@hotmail.com
facebook: http://www.facebook.com/IGOReJORDANIA

AMANDA disse...

TENHO UMA MOEDA DE 50 RUZEIROS DE 1983.QUANTO VALE?
MEU TELEFONE É 05184978394

MULHER DO MAR disse...

Tenho uma moeda antiga de 2000 mil reis do ano de 1852. Gostaria de saber o valor desta moeda. geuzalima01@hotmail.com

F.Fernandes disse...


Das 530 moedas dos anos 1974 a 1979 que tenho só classifiquei (10)
como variantes ( RR )

Anônimo disse...

eu queria saber aonde vc achou um colecionador de moedas porque eu nao coonsigo achar nenhum

Anônimo disse...

ola amigo tenho aproximadamente 200 moedas do periodo de 19889 a 1956, entre outras com duque de caxias, tobias barreto, anchieta, machado de assis, carlos gomes, getulio vargas, maua e regente feijo, com diversos valores. renato tel 11-3459-9779

Anônimo disse...

Olá amigos tenho uma coleção de cédulas de: 1,00 cruzeiro a 1.000, cruzeiros todas novinhas (virgens. só me falta a de 500,00 cruzeiros. Onde posso adquiri-la? me diga: antesrios@hotmail.com

Receitas do Kazu disse...

Vendendo Coleção de Moedas ..mais de 300 moedas e 37 notas...! Mais antiga e 1814(reis), 1823(reis)..tenho bastantes fotos no meu facebook ! Meu e-mail elaigor1@hotmail.com

Anônimo disse...

tenho muitas moedas rarricimas para vender 1860,1874,1868,
princesa isabel
getulio vargar e muitas mais em base de 500 moedas telefone 53 84372798
ou email edso
ngarcia1976@hotmail.com





natalia disse...

Bom dia, tenho moedas antigas tambem mas algumas n[ao tem valor, porem tenho umas que tem, por exemplo da uniao sovietica de 1987 ( cccp ) ( 15 Kopeks ) ou tambem do brasil 1885 imperio do brayil (100 reis) .... tem mais....

Alexi Corvin disse...

Olá!Tenho um acervo bem interessante de cédulas e moedas antigas e raras,algumas estrangeiras.Ao todo são 154 cédulas e 68 moedas,dentre as quais tenho inclusive uma moeda comemorativa do vaticano e duas moedas datadas da época do império (1828),entre muitas outras bem interessantes.Aos interessados,meu email é alexandre.GMLD@hotmail.com .

rafael disse...

boa noite tenho uma moeda do ano de 1371 de 20 francs do moroc,e desejo negocia-lá.se interessa-ló o mail:rafael.mariaeliza@gmail.com
desde já agradeço pela atenção.

Anônimo disse...

Vendo uma moeda 5 Lire Italiane de 1848 quero 900 reias

geraldo disse...

meu nome e geraldo tenho um porta moedas ET PERP. BRAS.DEF. + 1888+ PETRUS II D.G.C.IMP. QUERO VENDER valor a combinar de-bessa@bol.com.br


Unknown disse...

ola tenho uma moeda de ouro de 1877 de victoria britanniar
quero vender barato xtreme19@outlook.com

Unknown disse...

tenho 1 moeda de 1877 de ouro victoria da britanniar vender barato xtreme19@outlook.com

Anônimo disse...

eu tenho muitas moedas antigas 100 reis 1000 reis cruzeiros de diferentes modelos 50 centavos antigo 20 centavos antigos moeda francesa antiga e outros quiser ligue 83299361 ou 91407690 MANOEL VENDEDOR DE MOEDAS ANTIIGAS

Anônimo disse...

- tenho muitas Moedas antigas , de 1800 , pretendo vender !

Unknown disse...

Tenho uma moeda de 1846 .quem a deseja. Obter????? Ligar para 915826465

Unknown disse...

eu tenho moedas em réis de 1870

Unknown disse...

tenho moedas de 1870 réis alguém quer comprar

Unknown disse...

eu tenho moedas em réis de 1870

Anônimo disse...

Tenho várias notas e moedas nacionais e internacionais para vender. Se interessar entrar em contato. vivinhapires@yahoo.com.br

Anônimo disse...

tenho moedas antigas da republica portuguesa de 10 centavos, de 50 centavos e de 1 escudo!procuro saber quem está interessado!disponham! angeloureiro20@hotmail.com

polaco. disse...

tenho uma moeda de 55 centavos argentina de josé san martin e uma de e uma de mil réis de 1896, e uma de 200 réis de 1907, gostaria de saber o valor. rudnick22@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Boa tarde pessoal. Estou com uma moeda de prata de 1852 de 1000 reis ha venda aos interessados entra em contato pelo meu email Silasdias23@hotmail.com
Preço ao negociar

Unknown disse...

Meu amigo, a coleção que foi do meu pai, ficou comigo e não guardei em local livre de humidade, quando fui procurar pela coleção para mostrar para os meus filhos, só restaram as moedas, sendo que as cédulas deterioraram com o mofo e humidade, tentei recuperar, mas não teve jeito. Assim igual a você, um pedaço de mim também se foi, pois era herança de família.
Como recomeçar a coleção, já que eu não tenho conhecimento no assunto.
Compro um catálogo para me informar primeiro sobre história e cotações das moedas?
Qual catálogo você indica?
Obrigado, Robson
robinhoguimaraes@hotmail.com

Anônimo disse...

Boa Tarde! Tenho um saco cheio de moedas que vão desde cruzeiro,cruzeiro novo,real,centavos,réis da época da Independência,tem umas estranhas que não dá para identificar,tem moedas dos Estados Unidos,Canadá,frança,dólar,euro,tem uma de 1889(1 ano depois de assinada á lei áurea)tem 4 furos e foto da princesa estampada de um lado,do outro lado pareçe o corcovado ou o pão de açúcar.2 notas de 1000 lire da Itália,outra de 1000 pesos da Espanha,e 1 de cien pesetas também da Espanha. Algumas tem valor histórico,outras para colecionadores,quero vende-las,já andei olhando alguns valores,mas é muita coisa á gente fica tonto. Se houver interesse é só entrar em contato com este email: Edvaldo_vicent@hotmail.com

wilnara disse...

tenho uma moeda de 1977 urraca de panama de un centesimo se te enteresa entre em contato wilnarabrito@hotmail.com meu nome e bruno

Anônimo disse...

tenho uma moeda de 5 lirios italiana de1848 e queria saber o preço.


Anônimo disse...

tenho uma moeda igual a essa acima queria saber quanto vale.




Unknown disse...

Olá tenho um lote de 29 cédulas antigas, sendo cruzado, cruzeiro, cruzados novos. Gostaria de vendê-las. Caso haja interesse favor enviar e-mail para: fernando.pauxis@yahoo.com.br

andrei1000 disse...

Ae galera tenho uma moeda de 1753 quero vende-la meu número (79)98860758 ou meu email andreirodrigues93@hotmail.com ou meu facebook andrei61978322@hotmail.com

andrei1000 disse...

Galera tenho uma moeda de 1753 quero vende-la alguém tiver interesse entre em contato comigo andrei Rodrigues (79)98860758 email ou facebook andreirodrigues93@hotmail.com ou andrei61978322@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho 2 moedas de 50 dollares de ouro de 1902
drfernandesz@gmail.com

Anônimo disse...

dr

Daniele disse...

Bom dia! Tenho coleção de moedas antigas, gostaria de saber como faço para vendé-las??

Anônimo disse...

"Tenho mais de 20 moedas antigas de "1822 a 1967 quero preciar e vender "mim ajuda"
Kayfi-boys@hotmail.com

Unknown disse...

Oi eu tenho,algumas moedas antigas de réis do ano 1928,1936,1937 e1938 que gostaria de vende.las está enteresando....Luciana.s.s26@hotmail.com...obrigada....

Anônimo disse...

oi,tenho muitas moedas e cédulas antiga queria vender.Como poderia fazer isso pois nem sei onde começar,obrigado.daiane130412@hotmail.com

Anônimo disse...

Tenho uma moeda conhecida como duas cara do ano de 1822 1922,gostaria de saber quanto vale se alguém puder me ajudar.