sábado, 17 de janeiro de 2009

PRIMEIRA TURMA DE FORMANDOS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS PELA UNIVERSIDADE DE MANÁOS, NO ANO DE 1914


A primeira universidade brasileira, foi exatamente a Escola Universitária Livre de Manáos, criada em 17 de janeiro de 1909; está no berço, com um século de idade; orgulho de ser amazonense, com certeza!

O reconhecimento foi através da Lei no. 601, de 08/10/1909; em 1913 passou a denominar-se Universidade de Manáos, depois Univerdade do Amazonas (UA) e, finalmente Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Segundo a historiadora Etelvina Garcia “em 1909, registrou a matrícula de 159 alunos, dos quais 56 pertenciam à Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Chegou a 1914 com 605 acadêmicos matriculados e 56 diplomados, número significativo em comparação à quantidade de habitantes da cidade (em torno de 50 mil). A primeira turma de diplomados da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais colou gráu no dia 19 de dezembro de 1914. Era formada por 20 bacharéis em Direito, dos quais apenas cinco amazonenses: Izidoro Alves Maquiné, José Furtado Belém, Manoel Barbosa Gesta, Sadoc Pereira e Themistocles Gadelha”.

Tenho um carinho todo especial pela nossa faculdade, ingressei em 1978, estudei um ano no ICHL, na Rua Emílio Moreira, no bairro da Praça 14 de Janeiro, depois fui para a Faculdade de Estudos Sociais, na Rua Monsenhor Coutinho, centro de Manaus, cursei Administração de Empresas; tive brilhantes professores, posso citar o Randolpho Bitencourt, José Seráfico e Jeferson Péres; conseguir completar o curso e formar em 1983.
Hoje, a minha filha de 22 anos está se formando em Odontologia; o exército brasileiro fez o convite para ela trabalhar no interior do nosso Estado; a sua formação na UFAM foi execelente.
Parabéns a nossa faculdade, ao povo amazonsese e ao nosso Brasil!