sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

LARGO DE SÃO SEBASTIÃO - MANAUS






Largo da São Sebastião
Responsável:
Claudia Regina Cruz da Costa
Endereço:
Praça São Sebastião – Centro
Telefone:
(92) 3232-0527 / 3635-5832
Horário de Funcionamento:
De terça a domingo - De 18h às 21h
Histórico:
O Largo de São Sebastião, que não passava de uma rocinha de propriedade do Sr. Antônio Lopes Braga, foi aberta em 1867, onde o Dr. Canavarro erigiu um monumento que se encontra no meio da praça que homenageia a abertura dos portos do Amazonas às demais nações.
No dia 7 de setembro de 1867, por iniciativa do médico Dr. Antônio Davi Vasconcelos de Canavarro, foi inaugurado no terreno hoje ocupado pela Praça de São Sebastião, uma coluna de pedra, de seis metros de altura, com quatro faces lisas, provida de soco, cornijas, base e capitel, lembrando a ordem compósita. Essa modesta coluna foi consagrada ao ato de abertura do rio Amazonas ao comércio mundial, ato que tem a data de 7 de setembro de 1866, firmado pelo então Imperador do Brasil Dom Pedro II.
O grupo de bronze (monumento) representa a figura principal na Amazônia, abraçada ao comércio, que é figura mitológica (Mercúrio), que se vê em plano inferior àquela. No conjunto inferior as quatro naves de bronze, projetando-se da mole da bacia, e nomeadas no texto, representam a Eurásia, África, América, Oceania e Antártida. O monumento não possui um traço, um detalhe que lembre de fato a região, que a caracterize. Produto de enfática inspiração européia, não foi lembrado a experiência regional. A grande figura cimeira é clássica, vigorosa mulher de seios nus e amplas vestes flutuantes, severo perfil de cânones romanos. Os delfins de bronze, à moda de gárgulas, lembram estilizações ferozes das catedrais góticas.
Inaugurado em 2004, o Centro Cultural Largo de São Sebastião é um espaço criado e mantido pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, com a finalidade de resgatar a cidadania através da arte. Tal empreendimento, além de democratizar a arte, proporciona aumento da renda para a classe artística, na medida em que um novo mercado de trabalho se abre. Além de se tornar um local de entretenimento e lazer, há o resgate da memória local com a revitalização da área. Compõem esse espaço o Teatro Amazonas, a Casa Ivete Ibiapina, a Casa do Restauro, a Casa J. G. Araújo e a Casa das Artes
Atividades Desenvolvidas:
· Passeio de charrete: três charretes que estão a disposição do publico para que possam revisar a historia vivendo parte do glamour da “Paris dos Trópicos”. Sendo o horário de funcionamento das 18h ás 21h – De terça à sábado.
· Brincadeiras Infantis: oferece brinquedos confeccionados em madeiras, além de resgatar brincadeiras de época como: pula corda, pião, perna-de-pau, futebol de botão, macaca, casinha de boneca, boneca de pano, entre outros. Seu horário de funcionamento é das 18 às 21 h, de sexta a domingo.
· Show Artístico: (teatro, dança e música) – apresentação de artistas regionais, com a finalidade de valorizar a cultura local.
Sábado e Domingo - 19h às 21h
· Clips Musicais: atração oferecida ao público que se faz presente ao Largo para assistir o programa Carrossel da Saudade, com musicais nacionais e internacionais.
· Carrossel da Saudade: em parceria com a TV Cultura / SEC o Largo oferece ao público, o programa, ao vivo, Carrossel da Saudade, com atrações locais e nacionais, levando o público a um clima nostálgico, relembrando os bons e velhos tempos. Sexta- feira - 20h30 às 22h
· Cinema Infantil: proporciona às crianças freqüentadoras do Largo, mais uma opção de lazer com clássicos infantis - Domingo - 18h30.
· Cinemantigo: oferece aos aficionados por clássicos o melhor dos filmes antigos de grandes diretores que fizerem a história do cinema. Sábado e Domingo - 19h30
Serviços Oferecidos:
· Passeio de Charrete;
· Brincadeiras Infantis;
· Show Artístico;
· Clips Musicas;
· Cinemantigo;
· Cinema Infantil;
· Carrossel da Saudade;
www.culturamazonas.gov.br