sábado, 21 de março de 2009

BAR DO BOI CAPRICHOSO E GARANTIDO EM MANAUS



Hoje é sábado, dia de brincadeira de boi! Parece coisa da nossa infância, mas não é!Começou a temporada bovina no Centro de Convenções em Manaus (complexo desportivo-cultural).
A festa começa às dez da noite e vai até as quatro da manhã de domingo. Passei por lá antes do show, tirei algumas fotos para postar no nosso blog. O palco é uma beleza, mostra a criatividade dos parintinense; ao fundo figura o grupo Canto da Mata na passagem do som; a outra foto é do pessoal da Marujada de Guerra, com destaque para o meu amigo Leônidas (quarenta anos de Caprichoso).
Esta festa consiste na apresentação dos levantadores (cantores), apresentando toadas (músicas) dos anos anteriores e os lançamentos para 2009, além dos itens oficiais para a nova temporada: pajé, cunhã-poranga, sinhazinha da fazenda, boi de pano, tribos indígenas, novos bailados (passos da dança), batucada e marujada de guerra, torcidas organizadas, etc. O objetivo maior é a arrecadação de recursos para a apresentação dos bois na cidade de Parintins (município do baixo Amazonas).
Os bois caprichoso (azul e branco) e garantido (vermelho e branco), revezam aos sábados, apresentando a cada semana um show temático, levando uma multidão às suas apresentações.
Frequento os currais faz quinze anos; comecei no clube da TVLANDIA (hoje é um grande centro de compras), mas a cada final de semana sinto uma emoção inigualável. As minhas duas filhas adoram e o velho aqui também!
Conheço várias pessoas, a maioria considerada “intelectual”, possuidora de um ódio mortal dessa manifestação popular; os argumentos são diversos: - alegam a carnavalização do evento, uso indevido da cultura indígena, alem da não representação fiel da nossa cultura. Respeito à opinião de todos, mas não embarco nesta onda, aliás, embarco mesmo é para Parintins.
A viagem é uma oportunidade impar de apreciar as inúmeras belezas da nossa Amazônia e, em terra firme comer Bodó com tucupi, passear de quadriciculo, fazer amizade com os nossos irmãos e irmãs caboclos, dormir em rede, tomar banhos nos igarapés, detonar todas as geladas, tirar fotos e assistir ao espetáculo grandioso na arena do Bumbodromo.

Chega de carnaval, forró, brega e etecetara e tal, o momento agora é curtir a nossa grande festa popular: dançar e brincar na festa de boi - Parintins, Caprichoso, Garantindo, Rio Amazonas, Bumbodromo, Bodó, Toada, Marujada, Batucada, Arlindo Júnior, David Assayag, Waldir Santana, Canto da Mata, Tony Medeiros, Fogos de Artifícios, Ritual, Geladas, Tacacá, tudo a ver!