terça-feira, 3 de março de 2009

PORTO DAS LAJES


From: dimi@argo.com.brTo: jmartinsrocha@hotmail.comDate: Mon, 2 Mar 2009 17:30:45 -0400Subject: PORTO DAS LAJES


Prezado Amigo Rochinha (permita-me chama-lo de amigo rochinha)

Assunto "Porto das Lajes"

Meu nome Edmilson Carvalho, amazonense, 64 anos de idade, do Bairro da Cachoeirinha, meu telefones de contato 9981-7188.

O meu ramo de negocio foi sempre relacionado ao setor de Navegação, Portuário e Transportes de Combustíveis, meu currículo é muito pequeno, trabalhei por aproximadamente 28 anos na Soc. Fogás e desde cedo sempre tive como se diz na gira na beira do Rio, foi trabalhando como cubagem na Serraria dos Pereira, ali na Colônia Oliveira Machado, em alguns tempo trabalhando ainda jovem nos Estaleiros do Caxangá do saudoso Nilo Tavares Coutinho, após esses anos montei uma empresa que está ligada a navegação e sistema portuário....como se diz na gíria sou do "beiradão”.

Como em seu blog o qual me deliciei com aquelas fotos da nossa Manaus Antiga, e plagiando a Rede Globo no sistema da telemartugia "vale a pena ver de novo" tá de parabéns o seu blog.

Neste domingo dia 01 de Março observei que todos estão ligado em um só pensamento em não permitir a construção do Porto das Lajes, quero deixar bem claro que não tenho procuração de tal Empresa, mais tem sido um tema discutido com muita amplitude e inclusive no seu blog você faz alguns comentários, ontem também na coluna de A Critica, o Escritor Márcio Souza tece alguns comentários a respeito, do mesmo modo o Sr. Joaquim Marinho em programa de radio local e o cientista ou ambientalista Sr. Rogélio Casado, e alem de alguns religiosos que fazem a passeata e a ultima feita eu estive presente como observador e conversando com alguns participantes, eles não estão muito convicto de que estão querendo, até me lembrou uma velha brincadeira falada entre amigos “eu não quero saber quem morreu, eu quero é chorar”.

Rocha, não sei se você tem conhecimento dos imbróglio que envolve negocio portuário no Estado do Amazonas, mais creia que isso vem do tempo do Governador Eduardo Ribeiro, a historia diz que parece até que foi uma das causas que morreu o Gov. Eduardo Ribeiro....eu sou velho mais o que sei, foi lendo e pesquisando e escutando Historiadores como o saudoso Mario Ypiranga e brilhantissima Profa.. Etelvina Garcia e o Professor Samuel Benchimol (nosso mestre)

Nunca os governantes que sucederam o Sr Eduardo Ribeiro, e até os dias hoje tiveram uma preocupação em organizar esse setor, ao contrario houve muita pressão em cima dos Empresários, A Empresa Superterminais viveu problemas e muitas dificuldades para levar o projeto pra frente, a Equatorial Transportes foi perseguida implacavelmente até que desistiu da empreitada, em seguida o Terminal do Chibatão, localizado na Colônia Oliveira Machado, um bonito complexo portuário inclusive volta e meia serve para filmes documentários tanto da Suframa como do Governo do Estado, e até da Prefeitura Municipal de Manaus e vi muito as vinhetas de programas políticos aparecer o Porto Chibatão.

Mais Amigo Rocha a onde estava a voz do Escritor Marcio Sousa, do Dr. Rogélio Casado, do Francisco Marinho, e outros ambientalista em relação ao que fizeram do nosso Porto de Manaus, que foi entregue de mão beijada a um grupo e que nada fizeram, ninguém esta levantando nenhuma bandeira , ninguém grita, o nosso maior patrimônio histórico o Porto de Manaus e suas adjacências está servindo para centro da marginalidade, venda de drogas e prostituição , a sujeira naquela área é a recepção dos turistas que chegam a nossa cidade, aquilo ali sim dá pena. Felizmente tive uma noticia que nem você e nem o Escritor Marcio Souza e Sr. Rogelio Casado e Francisco Marinho saibam, o Porto de Manaus está sendo repassado para uma empresa de nome SOCICAM e a onde a mesma atua ela desenvolve um serviço de qualidade, hoje essa Empresa atua nos maiores Terminais Rodoviários e hidroviários do Brasil vai ser bem vinda tomara que não encontre dificuldades, essa tem nome, como a lajes Logística, que é oriunda do Grupo Lon guin e Vale do Rio Doce, e a empresa não é forasteira, pois existe participação de capital de uma empresa genuinamente amazonense.

Rocha, uma empresa que se dispões a gastar 250 milhões de reais na implantação de uma obra desse porte, sem ser dinheiro publico, dinheiro da própria empresa, pelo menos e o que tenho lido, a empresa não veio para jogar dinheiro fora. Agora concordo que todos nós amazonenses ou não escritores e ambientalista tem de sentar na mesma mesa com o pessoal da Empresa e ver na pratica o que eles de fato querem fazer, vai comprometer a natureza... A minha surpresa é que ainda não presenciei ninguém na Audiência Publica. Ficar falando que vai tirar o visual do Encontro das Águas, isso tem de ser questionado, pode até formarem um grupo de fiscais desse pessoal que está combatendo a construção participar. Lembrem todos vocês que a má administração publica foi que acabou com nosso Porto Publico veja que os terminais particulares hoje existentes tem uma administração profissional, não é como se viu, e é de seu conhecimento a rotatividade de administradores no Porto de Manaus, o fim foi esse.............finalizando Amigo Rocha, temos de deixar de lado um pouco a construção do porto das lajes e ficar de olho na derrubada do Estádio Vivaldo Lima, envolveu governo,eu já fico com o pé atrás, talvez porque a minha vida toda foi na iniciativa privada a onde tive um ensinamento muito grande no Grupo Bemol/Fogás, nosso porto publico tá acabado, destruído, eu lhe garanto que a culpa não é minha nem sua, mais alguém colaborou para isso...Imagine o amigo se não fosse o porto da iniciativa privada, na tão falada Zona Franca, que hoje está completando 42 anos....e bom pensar muito nisso, temos o direito de conhecer o projeto e podemos até pedir a colaboração de equipe especializada no assunto.


Atenciosamente. mais uma vez parabéns pelo "blog" da saudade.


De: JOSE MARTINS [mailto:jmartinsrocha@hotmail.com] Enviada em: segunda-feira, 2 de março de 2009 22:13Para: dimi@argo.com.brAssunto: RE: PORTO DAS LAJES
Prezado amigo Edmilson Carvalho,
Muito obrigado pelos esclarecimentos a respeito do projeto de construção do Porto das Lajes e da situação terrível em que se encontra o Porto de Manaus. Eu não sou do ramo da navegação, porém, sou um cidadão amazonense preocupado com os destinos da nossa cidade, do Amazonas, do Brasil e do planeta terra. Dessa forma, abordo vários temas em nosso humilde blog, todos voltados para o bem-estar das pessoas, respeito ao patrimônio público, desenvolvimento com reverência ao meio ambiente, preservação da nossa cultura, etc.
Com relação ao Porto de Manaus, faço mensalmente comentários sobre destruição do nosso "Rodoway", efetuo postagens de fotos das "cascas" dos casarios que ficam no entorno do prédio e externo a minha revolta com os desmandos do grupo que se apoderou do Porto.
Fazemos parte da Associação dos Amigos de Manaus - AMANA, criada exatamente para combater esses empresários inescrupulosos, que querem o crescimento dos seus negócios a qualquer preço, sem preocupação com o meio ambiente, com o patrimônio histórico e com o futuro dos nossos filhos e netos. Não somos de forma alguma contrários ao crescimento e ao desenvolvimento econômico do nosso Estado, muito pelo contrário, somos engajados em uma luta de esclarecimentos e conscientização aos empresários, para que cresçam, criem empregos e rendas para os nossos irmãos amazonenses, mas com RESPEITO AO HOMEM E AO MEIO AMBIENTE! A nossa luta não é contra o Porto das Lajes, mas CONTRA O LOCAL onde pretendem instalar esse mega projeto; lutamos para preservar a comunidade e o Lago do Aleixo (Pedreiras), o futuro sistema de capação de água para a zona leste da cidade, o encontro das águas, a reserva particular Nossa Senhora das Lajes, a fauna, a flora e, acima de tudo O BEM ESTAR DAS PESSOAS QUE MORAM NAQUELE LUGAR! Sabemos que o capital advém 20% do Grupo Simões (respeitados empresários amazonenses) e o restante de um poderoso grupo italiano, não somos contra os R$ 250 milhões que serão investidos no projeto.
A sociedade civil organizada deve ser ouvida e respeitada, dessa forma, o radialista, o médico, o escritor famoso e esse humilde escriba são apenas uma gota d'água no Rio Negro, mas nos sentimos lisonjeados em sermos citados gentilmente pelo empresário amazonense Edmilson Carvalho. Amigo Edmilson, achei sensacional o teu e-mail, caso for autorizado, terei o maior prazer de publicá-lo juntamente com a minha resposta.
Um abraço do tamanho Amazônia!
José Martins Rocha
Prezado Amigo J. Rocha

Em primeiro lugar pode publicar no seu blog os e-mails e meus humildes depoimentos a respeito da nossa terra, afinal de conta tudo que se fala a respeito de nossa terra sendo verdade eu elogio e até as criticas também apoio, e se falar mau eu tendo argumento, questiono, e nos filho dessa terra de Ajuricaba temos de bater de frente para certas coisas que às vezes querem nos empurrar de goela abaixo.

Eu sem prometer vou tentar junto aos dirigentes dessa empresa empenhada em construir esse mega projeto, é preciso que você, o Marcio Sousa, o Joaquim Marinho e outras pessoas como nós tenhamos acesso ao assunto do projeto e peça deles uma mesa redonda e que podemos sentar sem que ninguém leve rancores ou radicalismo relativo à nossa cultura e as nossas coisas.

Eu também me considero uma gota d água no oceano, mais sempre que posso faço carta, passo e-mail, envio fax, recentemente Rocha acompanhei um grupo que está sendo formado pelo pessoal da UFAM, no que diz respeito à nossa navegação e sistema de construção de embarcação, eu sei mais um pouco pela convivência de 40 anos vivendo esse ramo de negócios. Mais no meu ponto de vista o grupo de trabalho formado pôr pessoas que não as mínimas condições de opinar, eu fui até convidado deforma não oficial, mais declinei por ver no grupo, pessoas oriunda de politicagem, querendo inventar e com idéias de "jerico" nada pessoal contra a deputada Federal Vanessa e o representante do Ministério do Transportes, Sr. Pedro Carvalho, e minha experiência diz que você deve ouvir opiniões e todas elas devem ser analisadas.

Eu emitir a minha opinião, em vez deste grupo de trabalho querer inovar. Bastava ir a Jaú no Estado de São Paulo e copiar a FATECH - Faculdade de Tecnologia Ciências Hidrográfica, a faculdade forma os alunos a setor de navegação e hidrovias, essa era a primeira sugestão, a segunda foi um projeto desenvolvido pelo Governo do Maranhão, com uma escola dos moldes de Escola Técnica Naval, que ensina e dar prioridade aos filhos dos bons mestres de construção naval, dar ensinamento de navegação. O Projeto está pronto é só copiar, e tem sido elogiado por todos que lá visitam, recentemente o Ministro da Educação, derramou de elogios o projeto. Agora querer esperar um estudo com alguns participantes desse grupo de trabalho, eu sinceramente não acredito, até porque tem gente que já desempenhou papel em instituição e não teve muito êxito.

Rocha, o que vou narrar para você, não é nenhuma novidade para quem conhece geografia, o Estado do Amazonas tem a maior bacia hidrográfica do Planeta, onde está a nossa faculdade de tecnologia ou então eu até aplaudia a idéia se o grupo de trabalho estivesse pedindo ao Governo que abrisse o curso de engenharia naval, os que temos aqui em numero de 04 ou 05 sendo que alguns são as vezes contratados por empresas. Em Belém houve uma pressão muito grande de um grupo de aluno e a Universidade do Pará, acatou e agora nesse próximo final de ano forma a primeira turma, pelo menos se não houver desistência o mercado recebe uns doze engenheiros.

Voltando ao assunto Porto das Lajes, eu discordo mais vou primeiro pesquisar a respeito da lajes, ser de capital italiano, o que é do meu conhecimento a lajes Logística vem de um conglomerado de empresas que tem como principal acionista a loguin, Empresa de Navegação de Cabotagem e longo curso, sendo uma das maiores acionista a Vale do Rio Doce. E seus projetos como da Petrobras tem um cuidado muito especial pelo meio ambiente, mais seria interessante todos vocês conhecerem o projeto que ainda está no papel. Podemos até não sermos um expert de conhecimento do projeto mais não somos leigos. Por conta própria e com despesas sempre bancada por mim e minha empresa conheço aproximadamente no Brasil uns 10 terminais portuários atuantes e no exterior uns cinco ou seis, na Holanda e Grécia. Mais não vi muita coisa diferente dos nossos no Brasil, mais copiar o que é bom faz um bem, e evita gastos de dinheiro publico e lambança.

Veja o assunto do transporte coletivo de Manaus, se destruiu uma das coisas mais importante de nossa terra o “bonde" alem de estar hoje resolvendo o problema do transportes no centro da cidade, o preço era o mais justo para nossa população, ai vem o Amazônico, (li nos jornais) que ele que ir no Japão, e o vice deu a idéia do transportes pelo trilho. E muito engraçado.

Essa obra da Ponte do Rio Negro, amigo Rocha diga-me qual o retorno econômico para o Estado, apesar se forem serio podem transformar Iranduba e Manacapuru uma futura Niterói (RJ) , transformando aqueles dois municípios em um pólo naval e industrial de cerâmicas. Agora fica de olho na especulação imobiliária e no Pedágio da Ponte, acho que você e nossos prezados amigos ainda não atentaram para isso.

A obra da Br 319, se o Ministro tivesse conhecido essa rodovia desde o inicio do caminho das obras e a construção da mesmo ano 70, eu não insistiria tanto nessa grana toda que vai ser jogada lá, eu conheci a construção dessa Br, pelo motivo de trabalhar na Fogás e na época os acampamentos eram da Andrade Gutierrez e nos, volta e meia fazíamos o transportes do produto e vivamos em contato com a Empresa e o pessoal do 5º Bec , fiz o percurso de porto velho a Manaus e vice versa diversas vezes. Para quem não sabe os Engenheiros da época falavam em um erro de projeto e estratégica da Rodovia, que era uma reta de aproximadamente 200 km (se não me falha a memória) e isso numa rodovia é fatal, eu aqui estou reproduzindo o que eu ouvi. Então o Ministro Alfredo teima em querer recuperar a mesma. Não vai trazer vantagens nenhuma para ambos estados e o desperdício de recursos públicos, está provado que seria muito mais proveitoso melhorar as condições do Rio Madeira. Essa hidrovia e a nossa saída, e está provado pelos melhores economistas conceituado do mundo que o valor do transporte hidroviário e o mais barato do mundo, fazer uma rodovia e gastar os tubos de dinheiro para reduzir depois o peso dos veículos , seria uma rodovia para turismo e assim mesmo muito pouco, depois que a Gol , TAM, Ocenair e agora Azul , fazendo viagem de 150 reais ninguém vai se aventurar na estrada longa com duas ou três travessia. A BR 174 esta ai, e quanto os prejuízos quem pode falar do assunto é empresa EUCATUR que tem deixado a Rodoviária com até 08 passageiros....Eu sempre digo que para Engenharia a Natureza não é a principal dificuldades, mais sim a teimosia dos homens e o dinheiro. Se tiver dinheiro ele faz e a Br vai cair de novo, anote ai, e a grana para manutenção da mesma.....agora se a mesma for descartável para 2010 tudo bem .


Rocha ...Boa tarde e um abraço. entre no site da nossa empresa, www.rentequiponaval.com.br ,

Edmilson Carvalho.