quinta-feira, 19 de março de 2009

MANAUS ANTIGA E A FOTO DO BLOB

Hélcio Tagliolatto
Bauru-SP


Rocha,
Vagando pela internet descobri seu blog. Uma grata surpresa ver alguém escrevendo sobre Manaus sem ranço regionalista e com visão de futuro!

Morei em Manaus de 1985 a 2000, e me dói ver o inacreditável patrimônio histórico dessa cidade dilapidado, em primeira instância pela expansão da época militarista e depois pelo descaso das autoridades locais que, com a complacência de um povo em sua maioria migrante recente, sem identificação com a terra, nem liga para destruição, destruição essa que ocorreu de 1990 para frente. Tomara que você consiga manter o blog aberto e atuante. Eu não encontrei onde deixar comentários, por isso mandei e-mail.

Se me permite, apenas para divulgação dos créditos, a foto que abre o blog, da avenida Eduardo Ribeiro, é de autoria de George Huebner, e foi colorizada por Libânio do Amaral, irmão de Crispin do Amaral, que decorou parte do teatro Amazonas. É uma das mais spetaculares daquela época.

Tenho também muita coisa de Manaus e inclusive alguns cartões comentados, da época do bombardeio, bastante interessantes, que posso lhe enviar. Acho muito legal que, ao colocar as fotos, você geralmente comenta sobre a cidade e os riscos que ela corre. Tem muita gente divulgando a cidade, mas de forma leviana, achando tudo lindo e maravilhoso, mas não toma posições firmes contra as elucubrações de governantes.

Seria triste se Manaus se tornasse apenas mais uma cidade grande brasileira: bagunçada, desorganizada. Mas creio que com gente se manifestando publicamente, como você faz (e eu vi que o blog é bastante visitado) há esperança de que a cidade não se perca na modernidade e esqueça seu passado. (sempre me emociono quando vejo as fotos, notadamente as do atelier de Huebner & Amaral (Photographia Allemã) e noto a cidade impecável.

Não conhecia a foto da avenida Eduardo Ribeiro, tirada do que penso ser o IEA e ainda com o casarão dos Miranda Correa: a cidade limpa, bela, sem fios, urbanização de primeira, a Paris das Selvas, caso único no mundo.

Uma vez eu estava fotografando o que sobrou de um dos mais antigos prédios de Manaus, uma das lojas atacadas pelo "turco-circuito" no início da Rua dos Andradas: um sujeito grande, quase não falava português, de barba, tentou me bater. Dá para você ver as verdadeiras intenções. Esse povo tinha de estar na cadeia.