segunda-feira, 23 de março de 2009

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - COMEMORAÇÃO E PROTESTO EM MANAUS


No dia 23 do corrente foi comemorada O Dia Mundial da Água, criado pela ONU em 1993, através da Resolução nº A/RES/47/93, de acordo com com as recomendações da Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente (Agenda 21).

Em Manaus, participei da comemoração do evento, juntamento com os membros do Grupo SOS Encontro das Águas e Amigos de Manaus – AMANA, a concentração foi na Bola do Aleixo; partimos em carreata até o Mirante do Encontro das Águas (projeto elaborado pelo Oscar Niemeyer, orçado em quinhentos mil reais, o valor foi pago mas as obras ainda não sairam do papel), onde ouvimos os pronunciamentos dos lideres comunitários e dos membros de vários segmentos da sociedade civil organizada.

Posteriormente, seguimos para a Colônia Antonio Aleixo, zone leste; paramos no flutuante 11 de Maio (local de diversão dos moradores), seguimos em três embarcações com destino ao Encontro das àguas (Rio Negro e Solimões).

No Encontra das Águas, a biológa Elisa Wandeli, liderou o movimento de comemoração ao dia da água e, do protesto contra a contrução do Porto das Lajes (empreedimento privado, orçado em R$ 220 milhoes, um mega projeto contestado por todos os moradores, pois irá acabar o Lago do Aleixo, além da degradação de todo o entorno do Encontro das Águas). Não me contive, deu uns pulos da embarção no encontro dos rios, foi uma sensação inesquecivel!

No retorno, fiz amizade com o Miguel Cruz, secretário do Partido Verde (PV), prometi visitar a sede partido e assinar a minha ficha de inscrição (será a minha primeira filiação a uma agremiação partidária).

Com a missão cumprida, catarolamos felizes a música do maestro Adelson Santos: Não mate a mata, não mate a mata, o negro não se mistura com o amarelo...

Fotos: José Martins Rocha
Protesto no Mirante do Encontra das Águas
Entrado do Lago do Aleixo
Manifestantes no Encontro das àguas