terça-feira, 20 de março de 2012

FLAGRANTE DA PRAÇA DA SAUDADE


Esta belíssima e histórica Praça foi construída em 1865, durante anos e anos foi sendo desfigurada – com a ideia e apoio do saudoso Senador Jefferson Péres, o logradouro público foi fechado em 2008 e, passou por um profundo processo de revitalização, voltando aos moldes do que era antigamente,  foi inaugurada em 2010, com investidos na ordem de R$ 2,7 milhões de reais.

Para os senhores terem uma ideia, o projeto de restauração buscou ser fiel ao original, incluindo pistas com pedras de carranca e Miracema; iluminação com postes no estilo republicano e bancos em estilo francês, lixeiras em ferro fundido, bancas de revistas, cabines telefônicas e espaços gastronômicos, além do paisagismo, com plantio de mudas de mini-ixórias, alamandas, palmeiras, açaizeiros, boungainvilles, oitizeiros e pau-pretinho.

Passados dois anos da sua reinauguração, o local está abandonado pelo poder publico municipal – com as lâmpadas queimadas, na sua grande maioria; o piso está soltando; os jardins estão clamando por manutenção e, falta a presença da Guarda Municipal.

A fotografia acima foi um flagrante em que presenciei hoje, mostra um jovem gaiato que, após arrancar um banco da praça, colocou-o debaixo de uma árvore frondosa, deitou e, começou a folhear uma revista, tudo na maior cara-de-pau e desrespeito ao bem público!    

Reclamar para quem? Nada posso fazer para mudar o quadro, apenas divulgar nas mídias sociais e, quem sabe chegue ao conhecimento das autoridades (in) competentes. E isso ai. 


4 comentários:

M.BECKHMAN disse...

Não podemos mais tolerar estas agressões ao patrimônio de todos os amazonenses! O Estado, não pode esquecer seu papel de guardião da memória de seu povo e dos seus cidadãos. A Praça da Saudade custou caro e além disto é uma "Obra Prima". Não podemos ficar quietos! Punição aos bagunceiros! Saudações Amazonenses!

Flaic disse...

A luta é árdua,mas fazendo barulho, podemos pelo menos sensibilizar pessoas por uma causa tão justa que é a preservação do patrimônio histórico. Quanto a esse vagabundo, é uma pena estarmos com as mãos atadas. abraços! valeu Rocha!

Francisco Teixeira Xico Branco disse...

"E queremos fazer copa do mundo se ainda não sabemos ainda nem o beabá do zelo!"

Pena que nosso povo destrói seu patrimônio. O poder público colabora com isso, pelo abandono. Dar tristeza ver prédios, praças, ruas, etc ao léu. E quando o poder público investe e restaura, não perpétua a ação, ai vem o famigerado povo mal educado e destrói o outrora restaurado, agora local abandonado.

Andrade disse...

É lamentável que isso aconteça em nossa cidade. Mas vamos confiar que esta situãção pode mudar para melhor,com muito trabalho e perseverança.