domingo, 5 de fevereiro de 2012

SALIGNAC – VOCÊ É LUZ!



Ao ouvir as notícias sobre o estado de saúde do cantor Wando, veio a minha mente a figura do Cláudio Leomar Salignac, um boêmio amazonense que amava de paixão as musicas do rei das calcinhas, principalmente, do seu sucesso maior “Fogo e Paixão”, lançado num álbum de vinil, em 1988.

Ele era meio esquisitão, bebia sempre sozinho, não era de muito papo, tinha uma cara carrancuda e, quando conversava, parecia que estava brigando com o seu interlocutor, era nitroglicerina pura, gostava de arregalar os seus olhos e esbravejar por qualquer coisa.

Apesar de ser um birrento inveterado, era muito querido pelos frequentadores do Bar do Armando e pelo Cinco Estrelas, onde foi homenageado pós morte com um boneco gigante. 

Foi um dos fundadores da Banda Independente da Confraria do Armando (BICA), a mais irreverente de todos os tempos. Durante vários carnavais, teve a responsabilidade maior de levar pelas ruas de Manaus a bandeira da agremiação.

O conheci no Janela’s Bar, situado na Avenida Joaquim Nabuco esquina com a Rua Huascar de Figueiredo, um boteco do casal Afonso e Conceição Toscano.

Andava sempre bem trajado, gostava de usar uma bermuda com cinturão, camisa para dentro e tênis com soquete.

Não batia papo com ele, pois o cara não era chegado a jogar conversa fora com qualquer um, no entanto, todos davam corda nele, inclusive eu, bastava cantar bem alto “Você é luz...”

Ao ouvir aquela palavra mágica, tomava mais um gole, respirava fundo, transformando-se de birrento a melancólico e, com a sua possante voz, dava o seguimento a sua música preferida:

“É raio estrela e luar
Manhã de sol
Meu iaiá, meu ioiô
Você é "sim"
E nunca meu "não"
Quando tão louca
Me beija na boca
Me ama no chão
Me suja de carmim
Me põe na boca o mel
Louca de amor
Me chama de céu
Oh! Oh! Oh! Oh! Oh!
E quando sai de mim
Leva meu coração
Eu sou fogo
Você é paixão...!

Juro que nunca soube dos reais motivos de sua predileção por aquela canção, o homem cantou milhares e milhares de vezes, durante anos a fio, sempre a mesma música. Que paixão!

Apesar de gostar de montão de uma loura gelada e, frequentar a noite os botecos de Manaus, nunca faltou ao trabalho, foi um funcionário exemplar da Receita Federal, chegando a se aposentar no cargo de Técnico do Tesouro Nacional. 

Valeu Salignac! Você é Luz!


Foto: Carnaval de 2000 - site    http://amordebica.blogspot.com/      

3 comentários:

Anônimo disse...

O Salignac tinha razão. É o maior sucesso do Wando e acho a canção linda.

Anônimo disse...

Wando morreu na madrugada de hoje, dia 8 de fevereiro. Com certeza, Salignac e êle já estão fazendo serestas no além. E, também, todas as calcinhas de fãs atiradas no palco dos Shows de Wando - que êle colecionava com amor - estarão a meio-pau! Grande perda para a música romântica. O meu pesar.

Conceição Toscano disse...

O Dr. Salignac só tinha a capa de durão, pois era uma pessoa muito educada, dotado de uma religiosidade muito grande e um homem muito respeitador. Agradeço aos céus por ter usufruido de sua amizade, juntamente com a minha família.