segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

FAMÍLIA ANDRESEN



No dia 25 do mês passado fiz uma postagem sobre os “Armazéns Andresen” (http://jmartinsrocha.blogspot.com/2012/01/armazens-andresen.html) – a internet é uma ferramenta fenomenal, permite chegar uma mensagem instantaneamente a qualquer lugar do nosso planeta – este trabalho foi lido em Portugal, pelo Sr. João Andresen, trineto do fundador da empresa em Manaus. Trocamos alguns e-mail, conforme abaixo:

Fantástico. Estou sempre procurando dados sobre a minha família, já conhecia uma das fotografias dos armazéns, bem como outra semelhante que não está na montagem. Sempre acreditei que o edifício já tinha desaparecido. Parece que a zona do Tamandaré foi remodelada nos anos 50. Gostei de ver mais dados sobre os armazéns em Manaus. Será que pode mandar por e-mail as fotografias da montagem, separadas? 
João Andresen (trineto do fundador da companhia e bisneto do sucessor). Obs.: comentários feitos no blog sem informar o e-mail. 
************************************************************************
Sr. João Andresen (trineto do fundador) leia novamente a postagem, favor enviar o e-mail para envio das fotografias em separado. Obs.: informações colocadas na postagem.
************************************************************************
Obrigado pela sua resposta. Só depois de postar vi que não tinha deixado o contacto. Assim era impossível responder, claro. Estive a ver no Google Earth, realmente parece-me ver o edifício maior ainda existente na esquina daquelas duas ruas.

Algumas fotografias eu já conhecia, como a do navio Manaós. Encontrei também há algum tempo o álbum com fotografias de casas comerciais de Manaus, mas não me lembro de ver o interior dos armazéns.

Tenho aqui fotografias, bastante más, do navio Andresen, que navegou no  Amazonas e de outros que não consigo identificar. Como só agora cheguei a casa e é bastante tarde (quase 2 da manhã) mando amanhã os ficheiros, se estiver interessado.
Muito obrigado. João Andresen.
************************************************************************
Para mim é uma satisfação muito grande em manter contatos com um dos descendentes da família Andresen.

Uma das propostas do nosso blog (BLOGDOROCHA) é fazer um resgate da Manaus antiga, devo informá-lo que não sou historiador, mas, um apaixonado pela história da minha cidade Manaus.

Os amazonenses devem muito ao seu tataravô,  ele contribuiu muito para o progresso da Amazônia.

A cidade de Manaus está passando por um processo de revitalização do seu centro antigo, estamos apenas no começo, pois haverá aqui dois jogos da Copa do Mundo de 2014, a cidade está se preparando para isso. A parte onde fica o prédio dos teus antepassados, ainda não foi revitalizada, o local está abandonado, estamos aguardando com ansiedade que aquele local volte ao esplendor de antigamente.

Fico no aguardo do envio do ficheiro, inclusive, irei fazer outra postagem no Blog incluindo as fotografias e a nossa conversa por e-mail. José Martins Rocha
************************************************************************
Aqui vão algumas fotografias. Em algumas está um dos netos de João Henrique Andresen, que foi enviado aos 21 anos para Manaus para se iniciar nos negócios. Ao fim de algum tempo o pai queria mandá-lo de volta para Portugal, mas a boa vida que levava, como se vê nas fotografias,  convidava mais a ficar no Brasil. O pai teve de ameaçar mandar alguém buscá-lo. Algumas fotografias não estão identificadas, talvez sejam em Manaus. 

A fotografia do Vapor Andresen tem a marca da casa fotográfica, acho que diz: PHOTO  ALLEMA/G. HUEBNER & AMARAL/MANAOS

Não sei se o Vapor Cabral era da Companhia. Acho que já vi esse nome em algum lugar.
***************************************

Estou feliz com essa troca de e-mail, isto mostra para as novas gerações o quanto a cidade de Manaus é importante, pelo seu passado, presente e, futuro! É isso ai.


Fotografias: enviadas de Portugal, pelo Sr. João Andresen. 

Nenhum comentário: