segunda-feira, 21 de março de 2011

AVENIDA BRASIL DE MANAUS

Posted by Picasa



Com certeza, devem existir em todo o Brasil inúmeras Avenidas homenageando o nosso país. No Amazonas, especificamente, em Manaus, a Avenida Brasil liga a Estrada da Ponta Negra, no bairro do Lírio do Vale, na Zona Oeste, passando por todo o bairro da Compensa, parte dos bairros da Vila da Prata e Santo Antônio, até o centro, através dos bairros de São Raimundo, Presidente Vargas e São Geraldo.


Ela teve um crescimento desordenado, com construções de milhares de residências em suas margens, além de um movimentado e diversificado comércio varejista. Com a expansão da população dos bairros por onde passa a avenida, houve a instalação de bancos, feiras, bares, motéis, lojas de móveis e de construção, hospitais, clínicas, conjuntos habitacionais, etc.


Com o passar do tempo, foi havendo diversas intervenções para melhorar o acesso e a reorganização do comércio local, tornando uma avenida respeitada, tanto que o governo estadual e municipal resolveu deixar o Palácio Rio Negro (Estado) e Paço da Liberdade (Município), no centro histórico de Manaus, para fixar as suas sedes administrativas na própria Avenida Brasil.


Ficou famosa por ser uma das maiores e mais movimentada vias da cidade, foi feita a sua duplicação, com uma nova sinalização, construíram uma nova ponte, o governo do Estado está investido pesado em toda a sua extensão, com a implantação do PROSAMIM – Programa Sócio Ambiental dos Igarapés de Manaus.


Foram retiradas milhares de casas que ficavam nas margens dos igarapés, com a construção no local de quadras de esportes, escolas, praças e playground para as crianças, além da recuperação de várias vias de acesso a avenida. Ainda estão no local muitas máquinas pesadas, fazendo serviços de urbanização na margem do igarapé que passa bem no meio da avenida.


Faz gosto passar por lá num final de semana, andei em toda a sua extensão, está bastante arborizada no canteiro central (onde passa o igarapé), presenciei muitas famílias passeando pelas praças, muitos jovens brincando de “Papagaio de Papel”, com um tráfego fluindo perfeitamente, tirei várias fotografias e fiz a postagem acima.


Dei um pulo até a Ponte Manaus/Iranduba, o acesso é por uma avenida que inicia pela lateral da sede do governo do Estado, o local já está todo pronto, com largas vias, todas urbanizadas. Quando a ponte for liberada para uso da população, milhares de automóveis irão circular pela Avenida Brasil, por isso é que ela está sendo preparada para receber este pesado fluxo de pessoas e carros.


E o progresso chegando a vários cantos de Manaus, apesar do crescimento desordenado em alguns locais, pois temos um imenso parque industrial e um forte comércio de importados, gerando riquezas, emprego e renda para parte da população, por outro lado, provoca um fluxo migratório muito grande do interior do Estado e de cidades de outros Estados vizinhos, o que requer um investimento pesado em infraestrutra da cidade.


Com a criação da Região Metropolitana de Manaus, os municípios de Manacapuru, Iranduba e Novo Airão serão integrados a cidade de Manaus, muita gente de Manaus vai morar no interior e  muitas pessoas do interior dessas cidades virão para Manaus, o comércio imobiliário irá crescer enormemente do outro lado do Rio - toda essa movimentação terrestre de pessoas irá passar pela Avenida Brasil de Manaus, agora dá para verificar o quanto essa  via será importante para a nossa cidade. É isso.

Nenhum comentário: