sábado, 18 de setembro de 2010

RECICLAR É PRECISO

Recebi um e-mail de um amigo, no final, continha uma mensagem, mais ou menos assim: “evite imprimir esta mensagem, pense um pouco mais no meio ambiente, serão várias árvores que não irão para o chão".

Pensei um pouco sobre o assunto e, resolvi lançar uma campanha na empresa em que trabalho.

Mandei o seguinte e-mail para os colaboradores:

RECICLAR É PRECISO

Tendo em vista ao apelo mundial com relação à sustentabilidade do nosso Planeta, levo a apreciação dos senhores, uma proposta para a reciclagem dos papeis descartados pelo escritório e pelas lojas da Mirai.

Alem de colaborar com a natureza, traz enormes benefícios para a empresa, tais como:

• Retorno financeiro (lucro);
• Faz bem para a mente dos colaboradores;
• Aumenta a imagem positiva da empresa;
• Contribui com a educação das crianças do entorno da Mirai.

Outro fator fundamental é a contribuição para o marketing da empresa, imaginem a repercussão em Manaus, lançar folder com material reciclado ou informar a comunidade que a Mirai recicla todo o papel utilizado na empresa.

Inicialmente, a Diretoria da empresa tem de abraçar a ideia, depois, fazer um planejamento e engajar todos os funcionários. Deve ser contratada uma pessoa (prestador de serviços) que conheça todo o processo, para ministrar cursos, indicar o material para ser comprado, etc.

A ideia inicial será fazer cadernos e distribuir para a escolinha da Chapada e depois o folder dos produtos da Mirai.

O que o nobre leitor acha da ideia? Pode ser difundida para outras empresas de Manaus? Caso positivo, passe adiante a mensagem.

Quem passa à noite pelo centro comercial de Manaus, se depara com um monte de pessoas abrindo os sacos de lixos jogados pelas empresas comerciais – fica tudo jogado nas calcadas, aproveitam somente as caixas de papelão para a reciclagem. A Prefeitura de Manaus deveria fazer um trabalho de conscientização junto aos empresários, para separarem o lixo de uma forma seletiva, ou seja, identificar o que contém dentro de cada saco, mostrado o que é papelão, plástico, vidro, pilhas, lixo orgânico, etc. Agindo dessa forma, os catadores pegariam somente o que fosse importante para a reciclagem, não espalhariam o lixo por todas as ruas, a cidade ficaria mais limpa, humana e bonita.

Muitas empresas do Polo Industrial de Manaus já fazem isso, porém, não é muito divulgado. Deveriam mostrar para todos o que eles estão fazendo, inclusive, incentivando as outras empresas a fazerem o mesmo.

Futuramente, somente terão vez no mercado, as empresas ecologicamente corretas. O consumidor dará prioridade para aquelas que estiverem compromissadas com um mundo melhor.  

Que tal esvaziarmos a lixeira da nossa mente? Fazer um tipo de reciclagem mental, mudar certos paradigmas, pensar diferente, ser mais solidário, ficar compromissado com o meio ambiente e com o futuro das próximas gerações de brasileiros. Reciclar é preciso! É isso ai.

Um comentário:

Unknown disse...

Ola Rocha!
Gostei muito de ler sobre o assunto postado em seu blog.Reciclagem sempre me chamou a atencao, embora eu tente fazer alguma selecao com o meu lixo, e muito pouco, pelo tanto de lixo que geramos todos os dias.
As ideias divulgadas por vc sao maravilhosas, por isso vou pensar numa maneira de ajudar divulga-las e depois volto pra te contar.

Parabens pelo blog, amigo!

Seide Camargo