segunda-feira, 21 de junho de 2010

O HORTO MUNICIPAL E A ARBORIZAÇÃO DE MANAUS

Fica localizado na Avenida André Araújo, s/nº, bairro do Aleixo, zona centro sul da cidade Manaus, conta com 23 mil metros quadrados de área, foi implantado em 1969, no local funcionava um antigo “Lixão”, está subordinado a Secretaria Municipal de Meio Ambiental - SEMMA, contato 92 3663-4220 e-mail semma@pmm.am.gov.br .

Com a implantação da Zona Franca de Manaus, a cidade passou por um vertiginoso crescimento populacional, ocorrendo uma desordenada ocupação habitacional – o lixão teve que ser transferido para um local mais distante; para a recuperação ambiental do lugar foi implantado o horto.

A nossa cidade tem um clima quente e úmido, com o crescimento perdemos aquela paisagem bucólica e, apesar de estarmos encravados na selva amazônica, a cidade é pouca arborizada – para amenizar este quadro desolador, o Horto Municipal possui um papel fundamental para a implantação da política municipal de arborização urbana: produção, distribuição, plantio e doação de mudas frutíferas, exóticas e ornamentais, através do incentivo para a plantação nos quintais das residências dos manauaras, recuperação de áreas degradadas, transplantio de árvores adultas e recuperação de praças e jardins públicos, além da educação ambiental desenvolvida dentro do Horto.

O espaço está aberto para visitação publica - pelas suas alamedas encontramos mais de cem espécies vegetais: helicônias, orquídeas, bromélias, manacás, flamboyants, no grupo das ornamentais; exemplares frutíferos como o açaí, a acerola, o limão, o cupuaçu, o cacau, a manga, o taperebá, a carambola, o jenipapo, a fruta-pão e o mamão; e, ainda, plantas exóticas, como as alpínias, as espadas de São Jorge, o talo-roxo, crótons, trepadeiras e samambaias. O toque mágico à beleza das flores e das plantas, entretanto, é dado pelos bem-te-vis, sanhaçus, beija-flores, sabiás e outras espécies de pássaros, que encantam os visitantes desse acolhedor e aconchegante recanto verde.

Recentemente, recebí um e-mail do amazonense André Maués, trata do problema da arborização de Manaus “Muitas vezes, reclamamos tanto de um problema que nós mesmos podemos resolver, sem ter que esperar pelos governantes. Exemplo: a (falta de) arborização urbana. Escrevi um pequeno projeto e iniciei um primeiro contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para permitir a o plantio de árvores (nada de palmeiras!!!) nos canteiros centrais das nossas ruas. O Horto Municipal fornece as mudas de graça e, caso a Prefeitura não disponibilize ninguém para plantar, eu mesmo faço questão de plantar as mudas em toda a extensão da Djlama Batista, Maceió, dentre várias outras avenidas. Gostaria de levar essa, dentre outras idéias, para os movimentos mencionados, pois acredito que várias outras pessoas estariam dispostas a fazer este "sacrifício" junto comigo”. Estou encaminhando o email para os lideres da Associação dos Amigos de Manaus – AMANA, no sentido de abraçarmos esta exelente ideia. Quem estiver com vontade de mudar a cara da nossa Manaus, pode entrar em contato com ele, através do e-mail andremaues10@gmail.com .

Não adianta preparar somente a nossa cidade para a Copa de 2014 em termos estruturais, equipamentos urbanos, etc. – devemos, sim, mudar também a cara de Manaus, com uma cidade arborizada, bonita, limpa e disciplinada – o Horto Municipal de Manaus está fazendo a sua parte, falta tomarmos atitudes para mudar! É isso aí.

Um comentário:

Pathy Nina disse...

Olá! Sou Patrícia Nina, aluna finalista do curso de Engenharia Florestal da EST/UEA. Também concordo com a atitude de nós manauaras tomarmos esta iniciativa de mudar a cara de Manaus pois se estamos rodeados dessa imensidão verde de nossa tão exuberante floresta pq nossa cidade não deva ser otimamente arborizada. Contudo, não devemos nos esquecer de nossos rios e igarapés que estão muito poluídos. Com tanta beleza natural nos cercando deveríamos ser muito mais conscientes e gratos por termos tudo isso e de graça. Não custa nada dar uma mãozinha e embelezar nossa tão amada Manaus.