quinta-feira, 10 de junho de 2010

BARES (BOTECOS) DO CENTRO DE MANAUS

Existem muitos botecos no centro de Manaus, a grande maioria foi fundada por portugueses, todos possuem em comum a cerveja bem gelada, o sanduiche de pernil e muita musica ao vivo. Irei comentar sobre os mais famosos.

BAR CALDEIRA – Fica na Rua José Clemente, 237, esquina com a Rua Lobo D´Almada, telefone 92 3234-6574 – o nome é em decorrência de uma explosão de uma caldeira do Hospital Santa Casa de Misericórdia, uma parte do tanque foi parar bem perto do Bar – foi um local muito frequentado pelos políticos, estudantes, funcionários públicos e artistas – criaram até a Universidade Livre do Caldeira, com direito a eleição do Reitor e da Diretoria Executiva. Esses tempos bons já passaram, porém, ainda é muito frequentado pela velha-guarda da boemia de Manaus, aos domingos os amigos se reúnem para um bate-papo animado com sessões improvisadas de serestas.

BAR DO ARMANDO – Localiza-se na Rua 10 de Julho, 593, telefone 92 3232-1195 – o local é privilegiado, fica no famoso Largo de São Sebastião – No inicio era apenas uma mercearia de secos e molhados, com a chegada dos grandes supermercados, o português Armando Dias, migrou para a venda de bebidas, ficou famosíssimo, foi o preferido pelos juízes, advogados, artistas, intelectuais, jornalistas, escritores, turistas, etc. A cerveja é a mais gelada e a mais cara de Manaus, para acompanhar é servido o “X-Pernicioso” o sanduiche de leitão com queijo bola. A Dona Lourdes e Senhor Armando juntamente com os “biqueiros” fazem o melhor Carnaval de ruas de Manaus – A BICA – Banda Independente da Confraria do Armando.

JANGADEIRO BAR – Fica na Rua Marquês de Santa Cruz, 28, telefone 92 3233-4301, fica num prédio antigo conhecido por Edifício Tartaruga, na área portuária – foi fundado por um português há mais de sessenta anos, com o falecimento do João, a administração ficou a cargo da sua esposa, uma cabocla amazonense da gema. Além da cerveja geladíssima, encontramos o famoso sanduiche de pernil, aos finais de semana é tocada muito samba com o grupo Amigos do Samba.


BAR DO CIPRIANO – Está localizado na Rua Ferreira Pena, 1344, telefone 92 3233-3090 – Muito frequentado pelos empresários e boêmios da velha guarda – são servidas cervejas “canela de pedreiro” com diversos petiscos, com som ao vivo as sextas-feiras. Conhecido em toda Manaus pela conservação de uma tradição católica – A Malhação de Judas – são dezenas de bonecos que ficam expostos no sábado de aleluia, sempre malhando os maus políticos brasileiros.

BAR DA LOURA – Fica no Boulevard Amazonas, 626, telefone 92 3232-5387 – conhecido também por ETbar, abre somente nos finais de semana, porém, vai até o Sol raiar, faz parte do roteiro musical de Manaus, com muito samba de raiz e chorinho. O lugar é muito preferido pelos estudantes do INPA e da UFAM, apaixonados por musica popular brasileira – é um lugar pequeno, mas é muito legal para dançar.

É isso ai!

Nenhum comentário: