domingo, 25 de setembro de 2011

FACHADAS DOS PRÉDIOS DE MANAUS







Por gostar muito da minha cidade Manaus, uma das formas de demonstrar esse amor é através da fotografia das fachadas dos prédios e publicá-las no nosso blog. A minha preferência recai sobre os imóveis antigos, pois guardam verdadeiras obras de arte em seus frontispícios.

Na amostra acima, na ordem de cima para baixo, poderemos ver a fachada da Academia Amazonense de Letras, a mais bonita de todas, somente um expert poderá comentar sobre o seu significado. Para visualizar melhor, basta dar uma clique na imagem e aperte as teclas Ctrl +(aumentar) e Ctrl - (diminuir).

O prédio do Colégio Benjamin Constant, atual Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) guarda uma belíssima fachada, fica escondida entre as árvores.

No Instituto de Educação do Amazonas (IEA) a fachada não é muito bonita; naquele local seria um dos prédios mais bonitos do Amazonas, o governador Eduardo Ribeiro pretendia construir o Palácio do Governo, infelizmente, o seu sucessor mandou destruir tudo.

Alguns poderão achar estranho a fotografia da fachada de uma mesquita, mas, ela tem o seu valor histórico por ser a primeira de Manaus, está em fase de conclusão das suas obras, fica situada na Avenida Ramos Ferreira.

Existe um prédio belíssimo na esquina da Avenida Ramos Ferreira com a Ferreira Pena, está abandonado, sujo, grafitado, sendo depredado aos poucos. Acredito que vai ser mais um em que as futuras gerações somente poderão vê-los através da fotografia.

Por último, mostro a fachada do prédio da Escola de Magistratura do Amazonas, dispensa comentários. Fiz uma postagem sobre ele "Prédio antigo de Manaus sobrevive ao longo do tempo".

Possuo muitas fotografias de fachadas dos prédios de Manaus; durante a semana irei publicá-las. É isso ai.



Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

magnífico, amigo, mostre como esta cidade tem uma tradição arquitetônica...