segunda-feira, 26 de setembro de 2011

J. G. ARAÚJO – CARTA DE RECOMENDAÇÃO AO SENHOR MÁRIO CÉSAR DE SÁ

Um dos objetivos do BLOGDOROCHA é o resgate da memória do nosso patrimônio cultural, mostrando para a nova geração como foi a nossa Manaus antiga. Em decorrência disso, recebo muitos e-mails sobre o assunto.

A correspondência abaixo foi enviada pelo cidadão português, o Senhor Raul César de Sá, anexando a carta de recomendação do Senhor Mário César de Sá, expedida pela firma J. G. Araújo. Mostro também a minha resposta e, algumas informações sobre o acervo do J. G. Araújo, em poder da UFAM/Museu Amazônico.

Excelentíssimo Senhor:

Chegou-me hoje às mãos o documento que envio junto e me parece, vos possa interessar para o vosso Blog sobre Manaus. Trata-se de uma carta de recomendação para meu tio-avô, Mário César de Sá, que foi funcionário durante sete anos da Empresa J. G. Araujo & Co, tendo regressado a Portugal por causa do Paludismo.

Lembro-me de ter falado com ele do trabalho nessa cidade, do imenso calor e da pena que teve em regressar a Portugal por indicação do médico, que o ameaçou com uma morte precoce se mantivesse no Amazonas.

Já estive há muitos anos em Manaus, em turismo, mas na altura não tinha esta carta, nem nenhuma outra referência para procurar estas recordações do passado.

Um dia que ai volte, irei procurar este casarão, onde deve ter trabalhado o meu tio-avô.

Parabéns pelo bom trabalho que fazem para preservar o vosso patrimônio

Atenciosamente,

Raul César de Sá
Director Clinico do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho

Resposta:

Sr. Raul César de Sá,

Estou muito honrado por ter enviado este documento tão importante para vossa família e para a história de Manaus, farei uma publicação ainda hoje no blog, mostrando o vosso e-mail e a carta de recomendação do Sr. Mário César de Sá.

Todo o acervo da empresa J. G. Araújo foi doado à Universidade Federal do Amazonas, estes documentos poderão ser pesquisados no "Museu Amazônico", localizado na Rua Ramos Ferreira, 1036, centro de Manaus, contactos: (92) 3305-5200 museuamazonico@ufam.edu.br.  

Lamento informá-lo que o casarão onde trabalhou o vosso tio-avô, encontra-se totalmente descaracterizado, em decorrência de um incêndio criminoso, ocorrido em Setembro de 1990 e, pelo mau uso do imóvel por parte de comerciantes que não possuem identidade com a nossa cultura e história, bem como, pela falta de respeito ao patrimônio histórico da cidade de Manaus.

Atenciosamente,
José Martins Rocha

Sobre o Contrato de Doação do acervo para a UFAM, o site http://www.museuamazonico.ufam.edu.br/  comenta sobre o assunto:

“De propriedade de José Gonçalves de Araújo, a empresa foi considerada a maior casa aviadora entre o final do século XIX e a metade do século XX. Seu estudo oferece a possibilidade de conhecer as mais diversas atividades mercantis desse período, o sistema de aviamento e o processo de acumulação dentro desse sistema.

O fundo é constituído por uma tipologia documental diversificada, como correspondências manuscritas, Diário de Navegação, Escrituras de Seringais, folhas de pagamentos, guias de embarque, coleção de letras de câmbio, livros “Diário e Razão”, contratos de trabalho, entre outros.

É referente ao período de 1877 a 1985, e é dividido em quatro séries: 1877 a 1896 – Araújo Rosas & Irmão; 1892 a 1904 – Araújo Rosas e Cia; 1904 a 1925 – J. G. Araújo; e 1925 a 1989 – J. G. Araújo e Cia Ltda.”.

O blog está aberto para receber e publicar mais informações sobre o assunto.

Foto: A Crítica (Blog do Coronel Norberto)