Quem acompanha as minhas postagens sabe o quanto admiro o patrimônio histórico da cidade de Manaus e, o sonho que tenho de um dia ver a revitalização total do centro da cidade.
O imóvel da fotografia fica na Rua Fortaleza, no bairro de Adrianópolis. Ele foi construído em 1901, em plena Belle Époque (um período cultural ocorrido no final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial), foi uma era marcada pela beleza, inovação e paz.
Passados cento e dez anos, o imóvel permanece bonito e todo original, com o muro baixo, sem cerca elétrica, portões abertos, um imenso quintal, muitas árvores, pomar, hortas, casa de moradia e jardins.
Ele faz um grande contraste com os outros imóveis, ao seu lado fica a Rádio Mix Manaus, com uma edificação muito moderna; ao fundo, aparece um edifício de vinte e poucos andares.
O bairro onde está localizado o imóvel chama-se Adrianópolis (passou a chamar-se assim a partir de 1920), fica na zona centro sul, preferido pela classe média alta. Era conhecido como Vila Municipal, em decorrência das pequenas vilas existentes no local.
No início do século passado, os operários que trabalhavam no centro da cidade, começaram a construir sítios e chácaras no local, pois era uma área extremamente verde, passou a ser um bairro nobre onde os mais afortunados resolveram construir as suas moradias.
Apesar da marcante desfiguração do lugar, com a construção de dezenas de prédios, ainda dá gosto de ver o imóvel da foto, além do Castelinho, da Praça e da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré.
Este imóvel é o único sobrevivente daquele tempo bom, acredito ser a última chácara que restou da Vila Municipal. É isso.