domingo, 1 de maio de 2011

DIA DO TRABALHADOR E DE SÃO JOSÉ OPERÁRIO.


Hoje é um dia especial, comemora-se em 1º. de Maio o “Dia do Trabalhador”, para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história, nesta data ocorreu em 1886 uma grande manifestação na cidade americana de Chicago. Comemora-se também o “Dia de São José Operário”, criado em 1955 pelo Papa Pio VII, para comemorar o patrono da igreja católica

Terei que esperar mais um ano para curtir o “Dia do Trabalhador”, pois não acho nenhuma graça em comemorar um feriado num domingo, pois é este o dia consagrado ao descanso semanal do operário, para falar a verdade, a comemoração, em Manaus, começou ontem às dez da noite e foi até as três da madrugada de hoje; fui convidado pela minha amiga Socorro Papoula, uma militante do Partido dos Trabalhadores, para marcar presença no evento.

Assisti a um show eclético, realizado no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), com uma mistura de música Sertaneja (Edu Guedes), Samba (Zeca Pagodinho), Boi-Bumbá (Canto da Mata) e Forró (Forró Festança), tive direito a Camarote, Área VIP, bebidas e petiscos da melhor qualidade, uma grande mordomia para um simples labutador

Por falar em trabalhador, fui convidado a fazer parte das fileiras do PT, estou pensando no caso, pois não quero morrer pagão; já andei namorando o Partido Verde, o problema e que eles estão numa tremenda briga pelo poder no Amazonas, de um lado estão os aproveitadores e, do outro, estão os seguidores da Marina Silva, a ala moralizadora e que pensa realmente no verde; na mesma situação está o PT, com uma banda que adora o poder e, a outra, que não quer nem saber das benesses do executivo.


Outra comemoração é o “Dia de São José Operário, o trabalhador”, ele era um marceneiro, um oficial que trabalhava a madeira com mais arte do que o carpinteiro, foi o marido de Maria, a mãe de Jesus, o criou como fosse seu próprio filho.

A minha avó era uma católica fervorosa, elegeu o São José para ser o santo da nossa família, o meu pai e o meu tio tinham o prenome de José, foi também um artesão (luthier) que trabalhava com madeiras; sob a influência da minha avó, todos os filhos homens do papai foram registrados José, inclusive, a única mulher seria chamada Maria José, foi salva pelo gongo, a minha mãe não permitiu.

No dia do trabalhador e do santo operário, cai bem transcrever a “Oração do Trabalhador”:

"Jesus, divino trabalhador e amigo dos trabalhadores volvei Vosso olhar benigno para o mundo do trabalho. Nós Vos apresentamos as necessidades dos que trabalham intelectual, moral ou materialmente. Bem sabeis como são duros os nossos dias cheios de canseira, sofrimento e insídia. Vede as nossas penas físicas, morais e repeti aquele brado de Vosso coração: "Tenho dó deste povo".Dai-nos a sabedoria, a virtude e o amor que Vos alentou nas Vossas laboriosas jornadas, inspirai-nos pensamentos de fé, de paz e moderação, de economia, a fim de procurarmos, com o pão de cada dia, os bens espirituais, para transformarmos a face da terra, completando assim a obra da criação que Vós iniciastes. E que Vossa luz nos ilumine a nós na busca de melhores leis sociais e ilumine os legisladores a estabelecer uma sociedade de justiça e amor.Amém" (Autor Desconhecido).

Parabéns a todos os trabalhadores brasileiros e, viva São José, viva! É isso.

Nenhum comentário: