quarta-feira, 11 de maio de 2011

PRÉDIO DA SAÚDE - PRAÇA DO CONGRESSO - MANAUS



Foto colagem: J Martins Rocha

Este prédio foi destruído na década de setenta, no local, foi construído outro de gosto duvidoso, para abrigar uma agência dos Correios. Essas e outras decisões equivocadas, contruibuíram para acabar com a nossa memória, podendo dizer, infelizmente, que a cidade de Manaus foi um dia bela e bonita, deixaram pouca coisa daquele passado glorioso. A destruição ainda persiste, apesar da revitalização de alguns lugares públicos. Imaginem se tivessem conservado este prédio, o Palacete da família Miranda Corrêa (atual edifício Maximino Corrêa) e o Palácio do Governo (atual Colégio IEA) projetado pelo Governador Eduardo Ribeiro, com certeza, a Praça do Congresso seria a mais bela de Manaus. Não tevemos mais esperar pelo Poder Público, a sociedade civil organizada tem o dever de partir de fato para a conscientização dos proprietários dos antigos prédios do Centro Histórico, da importância da conservação desses imóveis, cobrar do prefeito e do governador mais ação, mais respeito com a nossa memória. Chega de destruição! 

3 comentários:

Anônimo disse...

Quando cheguei a Manaus, no princípio de 1969, o edifício da Saúde já havia sido demolido e substituído por uma horrível agência dos Correios. Assisti à demolição do Palacete Miranda Correa em 1970.

Anônimo disse...

Admiro muito o seu trabalho. Quando bate saudade de Manáos, sempre acesso seu blogger. Fico triste por este descaso com os prédios antigos. Fico mais triste com a Manaus de hoje. Abandonada e com muito lixo no centro desta bela cidade.

Anônimo disse...

sou sua fã...adoro os textos que escreve e o amor que tem por essa cidade maravilhosa e por sua história; confesso que fiquei admirada ao saber que sua formação é na área administrativa, imaginei que fosse turismo ou história.ah...eu gostaria de pedir um favor,se possível: suas fontes.Tem alguns temas que você provavelmente leu em algum lugar e eu gostaria de aprofundar-me mais.Obrigada.