segunda-feira, 13 de abril de 2020

IDEAL CLUBE – CEM ANOS DE ARISTOCRATISMO – O Período da Fundação

Por Gaitano Antonaccio

O Ideal Clube foi criado numa conjuntura histórica, em que os jovens residentes no Amazonas conheceram de perto os benefícios da riqueza, permitidos com as exportações da goma elástica. Despertando a curiosidade internacional, e quando todos os brasileiros estavam com as atenções voltadas para a Região Amazônica, nasceu o novo clube, fruto do entusiasmo de alguns intelectuais, empresários, políticos e profissionais, que sonhavam com uma sociedade capaz de abrigá-los num ambiente compatível com o luxo e o requinte da época.

O escritor e pesquisador paraense Genesino Braga, membro da Academia Amazonense de Letras, andou mergulhado no papelório deteriorado  e  esquecido de algumas entidades sediadas em Manaus, conseguindo elaborar o histórico da fundação do Ideal Clube, legando aos associados da organização mais aristocrática do Amazonas, a plaqueta intitulada Assim Nasceu o Ideal Clube, editada em 1980.

Quando Genesino concluiu esse trabalhoso estudo, estava na presidência do Ideal Clube, o advogado, empresário e saudoso amigo, Dr. Auton Furtado Júnior, e o autor deste livro o acompanhava na diretoria, nas funções de vice-presidente. Corria o ano de 1980 e os saraus realizados, tanto nos salões do Ideal, quanto nos demais expressivos clubes de Manaus, não eram mais os mesmos de dez anos passados. Estavam todos muito distantes de espelhar o esplendor que houve no início do século XX.

A ideia de escrever um livro sobre a história da fundação do Ideal Clube representou, para aquela diretoria, uma tentativa das mais válidas, a fim de que revivermos a beleza de uma época de felicidade, riqueza, fastígio, elegância, luxo e requinte.

Mas o livro do imortal Genesino Braga, apesar do grande esforço do ilustre autor, historiou apenas a fundação, a 6 de junho de 1903, até a diretoria de 1906, deixando de revelar muitas vicissitudes de nossa sociedade, não informando os acontecimentos ocorridos depois do esplendor da hévea e da riqueza, jamais retornada ao convívio dos amazonenses.

Por solicitação do presidente da diretoria eleita em 2000, Dr. Humberto Figliuolo, procurei historiar o máximo possível, com novos fatos sobre a fundação, ampliando o maravilhoso estudo feito pelo acadêmico Genesino Braga, dando continuidade às pesquisas e levando ao conhecimento dos sócios proprietários remanescentes, acontecimentos importantes da vida social amazonense.

Na década de 1900 havia em Manaus uma plêiade de jornalistas da maior competência, escrevendo artigos e reportagens em jornais que circulavam com notícias sociais, econômicas e politicas, a maioria inspirada na borracha exportada para o mundo.

No ambiente social de Manaus, antes da criação do Ideal Clube, havia o Clube Internacional agasalhando  a elite amazonense, mas na opinião de muitas personalidades da época, não possuía um ambiente dos mais refinados do ponto de vista da ética, da moral e dos bons costumes. Chegando a ser cognominado pelo Jornal Amazonas, como um rendez-vous requentado por pessoas da sociedade amazonense.

Havia ainda sem muita ressonância, o Clube do Cacau, a Assembleia Comercial, e outros ambientes onde aconteciam eventos, reuniões solenes, a fim de celebrar acordos com empresas importadoras e exportadoras, imigrantes árabes, ingleses, portugueses, alemães, judeus marroquinos e outros. Essas reuniões serviam de motivo para que as pessoas ofertassem ou trocassem presente entre si, sempre representados em joias exibidas de forma mais agressiva e esnobe, pelos patrões da borracha.  

Cada vez mais o mundo despertava a sua atenção para a Amazônia, provocando uma verdadeira alanhe humana dos mais diversos tipos de imigrantes, envolvendo homens rudes, empresários experientes e intelectuais de nomeada. 

A permanência de todos esses imigrantes proporcionou a existência de uma sociedade heterogênea, o que era possível observar pelas novas espécies de associações criadas, como o Clube Alemão, as sociedades de portugueses, ingleses, árabes, judeus e outras raças existentes no Amazonas.

Essas entidades luxuosas e requintadas motivaram os amazonenses, e não tardou a surgir o Ideal Clube, seguindo de outras organizações sociais, culturais e esportivas, com novos ambientes para as realizações festivas dos mais exigentes cavalheiros e damas da sociedade. O Ideal destacou-se pelo requinte, fidalguia, aristocratismo e luxo, mantidos há um século.

Fonte:
Antonaccio, Gaitano Laertes Pereira. Ideal Clube de 06.06.1903 a 06.06.2003: Um Século de Aristocratismo. Manaus: Imprensa Oficial, 2003.

Fotos: Todas foram extraídas do livro do autor acima































Nenhum comentário: