domingo, 26 de abril de 2020

A MÁSCARA

A utilização da máscara remota há séculos, na Grécia antiga, em festas em homenagem ao Dionísio, divindade do vinho e das festas (origem do carnaval); nos rituais sagrados na África e de tribos indígenas e como símbolo do teatro, pois os contadores de histórias usavam algumas vezes as máscaras para dar mais vida às suas narrativas. Atualmente, tornou-se um acessório estritamente necessário para os diversos profissionais, principalmente para os da área de saúde e para o povo em geral, como forma de prevenção de doenças causadas pela corona vírus.
Tempos atrás as máscaras eram utilizadas somente para fins específicos, com uso mais acentuado por alguns em clinicas e hospitais e quando o paciente recebia uma alta hospitalar e estava com a sua imunidade baixa.
Passou a ser comum o seu uso em países com alta poluição do ar e para proteção de infecções respiratórias, aquilo eram coisas que assistíamos pela televisão e achávamos tudo uma paranoia. Vocês se lembram do cantor Michael Jackson que usava luvas e máscaras pretas? Pois é, falavam que ele era excêntrico.
Nos tempos atuais o camarada ao sair de casa faz um check list: óculos, chaves, documentos, celular e, máscara! A grande maioria não sai sem ela de forma alguma, pois já está fazendo parte do acessório diário.
A partir do momento em que comecei a usá-la, alguns vizinhos me debochavam, achava aquilo um exagero, falando que este vírus somente pegava em gente de alto padrão, nos bacanas cheios da grana.
Quando o bicho começou a pegar para valer, levando muita gente para o buraco, a grande maioria acordou, com exceção de poucos que relutam em usá-la, pois ainda acham isso uma coisa inventada e somente alguns podem ser contaminadas.
O uso da máscara tornou-se tão comum que, quando saio da minha casa e vejo alguma pessoa sem esta, acho diferente, alguma coisa está errada, sendo o mesmo de um camarada entrando numa loja sem camisa, fica estranho.
Vejo alguns absurdos quando ando por ai, gente com toalha de rosto amarada para proteger a boca e o nariz. Vi um cara com uma máscara de proteção de gases, aquela utilizada para os pintores de automóveis. Existe uma infinidade delas, de confecção caseira, com estampas de times de futebol, marcas de cervejas etc. Teve até um cidadão que colocou uma calcinha de mulher na cara, acho que levou uma surra da patroa quando chegou a sua casa.
Tem aquele ditado popular: Gato escaldado tem medo água fria! Pois é, mesmo passado essa pandemia, muitas pessoas continuarão utilizando álcool em gel e máscaras!
É isso ai
Foto: Self do meu irmão Henrique "Boca fechada não entra mosquitos nem o civid.

Nenhum comentário: