terça-feira, 27 de novembro de 2012

O ESCUDO DAS ARMAS DO AMAZONAS


Nos últimos meses, tenho tido a oportunidade de beber na fonte primária da nossa história, ou seja, de frequentar a biblioteca do Instituto Geográfico e Histórico do Estado do Amazonas – IGHA e, pesquisar em cima, principalmente, de periódicos – na última vez em que lá estive, a minha amiga Luciana Gil, funcionária e pesquisadora daquela instituição, mostrou-me um exemplar do “Almanack da Força Policial do Estado do Amazonas”, uma edição de 1937 e, solicitou a publicação no nosso blog sobre o escudo das Armas do Amazonas.

Segundo os historiadores, o brasão das armas é uma tradição que vem da Europa medieval e, constitui-se num desenho que obedece às leis da heráldica, com o objetivo de identificar famílias, corporações, cidades, estados e países.

O do Estado do Amazonas foi instituído pelo Decreto n.º 204 de 21 de Novembro de 1897, firmado pelo governador do Estado, José Cardoso Ramalho Júnior, e regulamentado pelo Decreto n.º 10.534, de 16 de setembro de 1987.

Significados:

A ELÍPSE: Significa os rios, Solimões e Negro, na confluência formando a partir deste ponto o rio Amazonas.
O CAMPO AZUL: Retrata o céu brasileiro
NO ENGALHAMENTO DOS RIOS: Através de um barrete frígido, representa a nossa lealdade para com a República.
O CAMPO VERDE: Reflete nossas florestas.
O ENTRELAÇADO: Recordam a gênese, da nossa grandiosidade.
A CORRENTE DE FERRO, ENVOLVENDO A ELÍPSE: Representa estabilidade da autonomia política no Amazonas.
OS EMBLEMAS DE NAVEGAÇÃO, LIGADOS POR UM LAÇO VERDE COM DUAS PONTAS DOBRADAS, PENDENDO DA CORRENTE NA PARTE DE BAIXO NA PONTA DIREITA - lê-se a inscrição 22 de junho de 1832, data em que a antiga Comarca do Amazonas se proclamou (por armas) como província independente.
NA PONTA ESQUERDA - 21 de novembro de 1889, dia em que o Estado aderiu à revolução ingente, de 15 de novembro do mesmo ano.
A ÁGUIA AMAZONENSE: De asas abertas, unhas aduncas e o bico entreaberto, simboliza a grandeza, a força de nossa pujança.
Do lado direito do escudo: Sobressaem os emblemas da indústria.
Do lado esquerdo do escudo: Nascendo da âncora, os emblemas do comércio e agricultura.

publicação sobre o Escudo das Armas do Estado do Amazonas foi um justo pedido da Luciana Gil, pois contém informações importantes para a pesquisa por parte dos nossos jovens estudantes do ensino médio, além de  ter lembrado que o referido símbolo completou 115 anos no dia 21 do corrente. É isso ai. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Barrete FRÍGIO, amigo!