quinta-feira, 1 de novembro de 2012

IGARAPÉ DOS CURRAIS, O CD DO PEDRO CESAR RIBEIRO.


O meu amigo Pedrinho está uma cria nova na praça, um Compact Disc da melhor qualidade – segundo a contracapa do referido CD “É um trabalho essencialmente amazônico, reunindo canções que retratam a vida cotidiana e cenários da Amazônia, a partir da criação e interpretação do cantor parintinense Pedrinho Ribeiro e da concepção contemporânea dos talentosos músicos que participam deste projeto”.  

Este CD foi teve o projeto e execução do “Pombal Arte e Espaço Alternativo” – contém as seguintes músicas: João de Pau – Água Doce – Paupixuna – Igarapé dos Currais – Malinagem – Iara – Navio Gaiola – Panauru – Nosso Amanhecer – Bossa Pávula – Nosso Amanhecer – Marapatá – Pescador de Fonte Boa.

Vai ai a letra da música que deu o título ao CD:

IGARAPÉ DOS CURRAIS

Na sombra calada
No Igarapé dos Currais
Vem respirar peixe-boi
Vem me contar como foi
Por que mataram o meu boi?
Mãe Catirina não foi
Da sombra cansada
Da várzea no Caldeirão
Vem, peixe-boi, na canção
O teu coro é muito forte
Canta a minha sorte
Na noite da minha dor
Tua “mixira” me alimenta
Minha vida inventa
Morte é que eu não sou

Para quem não é da Amazônia, o encarte do CD traz alguma definições, tais como:

Mãe Catirina – personagem folclórica do Bumba-Meu-Boi e do Boi-Bumbá de Parintins;

Pauapixuna – termo indígena da língua tupi-guarani, que significa “aldeia dos negros”, localizada no município de Óbidos, no oeste do Estado do Pará;
Igarapé dos Currais – localidade situada no município de Oriximiná, no oeste do Estado do Pará;

Mixira – conserva da carne do peixe-boi, preparada com a gordura do próprio animal;

Pávula – termo regional relacionada a “pavulagem”, ato ou efeito de pavonear-se, vangloriar-se; gabola;

Marapatá – ilha localizada na frente da cidade de Manaus, onde, dizem, os forasteiros deixam a sua vergonha;

Mamirauá – RDS localizada a cerca de 600 Km a oeste de Manaus, no Rio Solimões, no Estado do Amazonas, cujo nome significa “filhote de peixe-boi”;

Tarubá – bebida de origem indígena feita à base de mandioca ralada e fermentada.


O professor Ribamar Mitoso escreve no seu blog (literatura panamazonica) algumas linhas sobre o Pedrinho:

Trajetória - com atuação marcante no movimento cultural na região Amazônica, Pedro Cesar Ribeiro iniciou sua carreira profissional no início da década de 70, em Belém do Pará. Na década de 80, atuou em Manaus, passando por outras cidades brasileiras, seguindo, depois, para a Europa e Estados Unidos. Participou do movimento musical que se caracterizou pelo resgate da cultura amazônica, ao lado de outros artistas do norte do país. Gravou o disco “Marujada”, juntamente com Paulo André Barata e Ruy Barata, em 1979. Em 1981, produziu o musical “Ópera Cabocla” em Parintins, também apresentado no Teatro Amazonas e em outras cidades relevantes da Região Norte. Atualmente tem se apresentado em vários espaços culturais da cidade e trabalha na finalização do seu último CD intitulado “Igarapé dos Currais”.

Pois bem, hoje, o nosso querido Pedrinho estará lançando este CD no “Caldeira Bar”, no centro antigo de Manaus, com a produção musical do Jersey Nazareno – vai valer a pena conferir o show e adquirir esta obra – já ganhei um CD! É isso ai.