sexta-feira, 16 de novembro de 2012

CLÓVIS, O MELHOR ARQUEIRO DA CIDADE.


No dia 13 do corrente, o Atlético Rio Negro Clube comemorou os seus 99 anos de existência e, ao comentar sobre esta agremiação, veio logo à minha mente, o nome do Clóvis Aranha Negra, um ícone do futebol amazonense.

Na época em que o nosso futebol brilhava, onde o Parque Amazonense e o Vivaldo Lima estavam sempre cheios de torcedores, o Clóvis imperava, era um ídolo dos “Barriga-Preta”.

Defendeu o Rio Negro entre 1963 e 1973, com o campeonato de 1965 constituindo-se na sua principal conquista dentro de campo - quando jogava o clássico RIO X NAL, costumava colocar uma toalha vermelha na rede da trave, um gesto que levava à loucura o time adversário, pois fechava o arco, defendendo até pênaltis, algumas pessoas diziam que ele era macumbeiro.

A fotografia acima foi tirada de um jornal de 1968, nela consta o seguinte:

O seguro e elegante goleiro Clóvis, formará uma vez                          mais no arco do Rio Negro, amanhã no “match” sensacional contra o Olímpico, Clóvis, que é, indiscutivelmente, o melhor arqueiro da cidade, constitui-se uma garantia na meta do “líder da cidade".

Conheci o Clóvis quando ele já tinha deixado os gramados, era representante comercial e, semanalmente, dirigia-se até a empresa em que eu trabalhava, os Supermercados Casas do Óleo (CO) – o Zé Mário Assayag era o Diretor Comercial, sempre dava um “chá de cadeira” no vendedor, alegando, na brincadeira, que por ser nacionalino roxo na sua juventude, teve muita raiva do Clóvis e daquele toalha vermelha, pois ele sempre agarrava todas as bolas e, aquele momento era propício para dar o troco.

Tempo depois, foi vizinho dos meus irmãos, no Conjunto Tocantins e, tive a oportunidade de voltar a conversar com ele, algumas vezes nos encontramos no Amazonas Shopping – a sua idade já pesa um pouco, mas, por ter sido um atleta, ainda conserva um certo vigor físico.

O Clóvis está com 69 anos de idade, mas, ainda é considerado a maior referência da história rio-negrina nas quatros linhas – o melhor arqueiro da cidade. É isso ai.

Nenhum comentário: