segunda-feira, 19 de novembro de 2012

ARTISTA PLÁSTICO ROBERTO KLEBER



O atelier é o local onde trabalha o artista e, culinária, a arte de cozinhar - o Roberto Kleber, uniu essas duas artes no mesmo lugar, mostrando toda a sua criatividade de artista plástico com os seus dotes culinários, formando um excelente espaço cultural.

Quem passa pela Rua Tapajós, 27 (ao lado da Igreja de São Sebastião), deve prestar a sua atenção para uma pequena placa com os seguintes dizeres: “Atelier de Pintura Roberto Kleber e Atelier Culinário da D. Chilena” – pode entrar e, deleitar-se com as obras que estão à venda, bem como, saborear as deliciosas empanadas feitas a sete mãos pela Dona Chilena.

O Roberto Kleber é natural de Caratinga, Minas Gerais, formado na “Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro”, possui um estilo “Naiff” (arte primitiva moderna) por convicção artística, tem em seus quadros temas do cotidiano e da “Cultura Popular Brasileira”, participou de diversas exposições dentro e fora do país e tem várias premiações. Mora faz mais de vinte anos nas proximidades do Largo de São Sebastião, ele é muito respeitado e considerado por todos, pois sempre soube aliar essas duas artes: pintar e cozinhar.

Por vários anos manteve o “Restaurante Arte Com Peixe”,                                                                                                                                   situado a Rua Dez de Julho, 427, na parte térrea de um antigo prédio localizado ao lado do Teatro Amazonas – tinha como especialidade a “Caldeirada de Tambaqui na panela de barro” e a “Matrinchã recheada com Bacalhau” – em decorrência da venda do prédio, viu-se forçado a fechar o seu estabelecimento comercial.

Nunca parou de enveredar pela culinária – com o espaço um pouco reduzido na Rua Tapajós, não foi possível conciliar o restaurante com as suas obras de artista plástico, mas, com a ajuda da sua esposa, a Dona Chilena, continua oferecendo bolinhos e empanadas de bacalhau, carne, queijo e caranguejo – todos com qualidade superior.

No mezanino fez o seu espaço, produzindo as suas belíssimas obras,  sendo expostas para venda na parte debaixo, são telas e imãs de geladeiras, todas retratando a temática regional – por ser um artista consagrado, ele é muito procurado para ministrar aulas de desenho, atualmente, existem dez alunos estudando com o artista.

O atelier de pinturas Roberto Kleber, promove semestralmente, exposições com os seus alunos, denominado “Semente da Arte”, cuja primeira mostra foi no SESC, na Galeria de Artes Moacir Andrade, no período de 13 de Fevereiro a 5 de Março.

Agora, o artista está promovendo a exposição do segundo semestre, com o título “Semente da Arte II”, que será inaugurado no dia 1º. de Dezembro, no Goinn Hotel Manaus, na Rua Monsenhor Coutinho, bem frente à Praça do Congresso.

Ele está trabalhando muito para concretizar outro projeto, será um lugar bem amplo, no bairro do Parque 10 de Novembro – “Espaço Cultural Arte com Peixe” – com aulas de desenhos, pinturas, culinárias e músicas, tudo reunido no mesmo espaço.

Para entrar em contato com o artista, os interessados devem enviar e-mail para artecompeixe@gmail.com ou acessar o blog www.artenaifmazonia.blogspot.com – É isso ai.

Nenhum comentário: