segunda-feira, 17 de outubro de 2011

MERCADO MUNICIPAL ADOLPHO LISBOA


A sua construção iniciou em 1880, sendo inaugurada a parte central em 1883, foram construídos mais dois pavilhões em 1890 (peixe e carne) e, por volta de 1908, foi construído o último pavilhão, conhecido por “Tartaruga”.

É da época áurea de borracha, sendo um dos raros exemplares da arquitetura em ferro, sem similar no mundo, foi tombado em 1987 pelo IPHAN.

Este mercado é famoso na nossa cidade, tanto que o livro “Dois Irmãos”, do escritor Milton Hatoum, mostra na capa uma fotografia similar, porém, na cheia do Rio Negro.

A antiga fotografia acima mostra o famoso “Mercadão”, assim chamado carinhosamente pelos manauenses, ela é do tempo em que ainda não tinham feito o aterro da orla do centro de Manaus, para construírem a chamada “Manaus Moderna”.



A foto foi tirada na vazante do Rio Negro, mostrando ao fundo o Porto Flutuante “Rodoway”, o bairro de São Raimundo e diversas Canoas e Barcos dos caboclos trazendo produtos regionais para venda no referido mercado.

Este importante cartão postal da cidade de Manaus está há vários anos fechado para reformas. Já consumiu milhões e milhões de reais e, nada!

Na administração do prefeito Serafim Corrêa, foi iniciada o processo de revitalização, mas, ele não teve sensibilidade e, nem a capacidade administrativa para terminar o que começou.

O prefeito anterior, o Amazonino Mendes, terminou o seu mandado e, não nada fez. O atual, Arthur Neto, veio cheio de voa vontade, declarando que vai entregar o Mercado ainda este ano. Vamos esperar!

No momento, o único jeito é se contentar com as fotografias e, ver para crer se o Arthur Neto,  realmente, está comprometido com a cidade, com os seus habitantes, com a cultura e com o patrimônio histórico de Manaus. É isso ai.


3 comentários:

Anônimo disse...

É o absurdo dos absurdos... Nas duas mais recentes visitas que fiz a Manaus, o mercado estava em reforma. Reforma interminável... Acho que esse prefeito nasceu em chocadeira... Não teve mãe!

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

excelente postagem, como sempre

Flaic disse...

Infelizmente dependemos de eleitores que se vendem por todo tipo de favor, temo por mais quatro anos desse atual prefeito, pois ele nunca demonstrou interesse com nosso patrimônio cultural.