domingo, 24 de abril de 2011

DROGARIA LEMOS, A MAIS ANTIGA DE MANAUS


Este prédio está localizado na Rua dos Barés, 115, centro antigo de Manaus, foi construído em 1851, portanto, com mais de um século e meio de existência, onde abriga a drogaria considerada a mais antiga da nossa cidade, o seu nome no passado era Phamarcia Lemos, com PH mesmo; chamando muito à atenção, a conservação da sua fachada, inclusive, aparece uma data de 1943, ano em que foi feita a primeira reforma do prédio, além de uma inscrição “premiada em diversas exposições”.

O imóvel é de herança, pertence à família dos descendentes libaneses Abrahim, eles são donos de diversos casarões antigos, todos com as fachadas bem conservadas, pois, eles possuem a sensibilidade e a boa vontade, coisa muita rara entre os empresários, fazem a sua parte e contribuem para a manutenção da história de Manaus. Parabéns à família Abrahim, inclusive, um deles, já foi Prefeito de Manaus, o Frank Abrahim, outro, é o nosso Secretário Estadual de Fazenda, o Isper Abrahim.

No prédio da Drogaria Lemos, foi mantida a arquitetura original pelos seus proprietários, um gesto louvável, eles não esperam pelo poder público, já pensou se grande parte dos empresários fizessem isso, com certeza, o centro de Manaus estaria muito bonito, atraente e mais humano.

Estive no local, conheci os funcionários, todos bem-humorados, além da simpaticíssima Rosimarie, apesar do nome francês, ela uma legítima descendente libanesa. Tirei várias fotografias, não deu para conversar muito, pois o movimento estava intenso.

Estamos no século vinte e um, porém, a “Drogaria Lemos” em nada mudou ao longo do tempo, e isto não foi ruim, pois eles mantêm viva a nossa história; o freguês ao entrar no estabelecimento tem a sensação de que voltou ao início do século passado, com balcões, prateleiras, ventiladores e vitrines antigas, ainda encontramos aquela velha balança, toda conservada e aferida.

Nas paredes internas, foram afixados quadros com as fotografias dos pioneiros libaneses da família Abrahim; dos diplomas dos títulos ganhos: Medalha de Prata, da exposição nacional de 1908, em comemoração ao 1º. Centenário da Abertura dos Portos do Brasil ao Comércio Internacional; Exposition Universalle de Bruxelles 1910 e Esposizione Internazionale Delle Industrie e Dell Lavoro Torino 1911.

Duas coisas chamam muito a atenção, primeiro, são quatro bustos, colocados na parede dos fundos, acredito que sejam todos de antigos gregos famosos, um deles eu sei que é de Hipócrates, o pai da Medicina. A segunda - mostra um quadro onde está um recorde de um jornal, aparecendo uma reportagem intitulada “De dona de casa à proprietária da primeira farmácia de Manaus”, trata-se da Dona Georgete Lima, na época, com 83 anos de idade, mesmo assim fazia questão de trabalhar todo santo dia.

Por estar localizada próximo aos portos de embarque e desembarque de pessoas e cargas para o interior do Estado, a sua grande clientela constitui-se dos interioranos. Lembra do Pó Sintético, Jalapa Pião, Leite de Rosa, Minancora, Sebo de Carneiro, Elixir Paregórico, Mamona e Sabonete Febo? Pois é, eles vendem os remédios tradicionais, nada de medicamentos caros, porém, revendem os famosos genéricos, com preços compatíveis com o bolso dos mais humildes.

Lembro da minha juventude, quando os meus pais compravam somente lá os remédios para piolhos, lombrigas, fortificantes e para limpar os intestinos, além daquelas injeções doloridas e dos curativos de ferimentos leves. Tinha um enfermeiro, acredito que o nome dele era Teomásio, prestou bons serviços por trinta anos, ele fazia até suturas, era muito conhecido na redondeza.

Parabéns à Drogaria Lemos, aos proprietários e colaboradores! É isso.

Um comentário:

Flaic disse...

Parabéns a família Abrahim!Como seria bom se todos os empresários pensassem igual,acho que deveria se criar uma forma de punir todos aqueles donos de imóveis abandonados no nosso centro antigo,a prefeitura poderia restaurá-los e aproveitar como museus,secretarias,entre outras repartições públicas,cabe aos nossos representantes criar leis que resgatem nossa memória,antes que seja tarde demais.Abraços